quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prefeitura lança 8º Festival de Inverno de Nova Friburgo

Por Joyce Santiago (6 período) e Priscila Hovernek (1 período)

A Secretaria Municipal de Cultura lançou na noite desta terça-feira, 30 de junho, no Teatro Municipal, a 8º edição do Festival de Inverno de Nova Friburgo, que vai acontecer entre os dias 16 e 26 de julho. A festa reuniu importantes personalidades da cidade. Esta edição será uma retomada do primeiro festival realizado pelo governo municipal em 1998.

O grupo Tom Sobre Tom, que se apresentou na ocasião, abriu o lançamento do festival deste ano, cantando o Hino Nacional da cidade. Outros artistas locais, como Edu Quintanilha, Vitor Rodolfo e o grupo Tallum, abrilhantaram a noite dando uma prévia de como será o Festival de Inverno de 2009.

O evento vai ter como tema base o ano da França no Brasil, com apresentações do cinema francês, além de trazer para o município grandes nomes nacionais e internacionais da musica clássica, MPB e erudita, como a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a cantora Vanessa Damata. Ao contrário dos festivais de inverno realizados nos últimos anos, este evento vai priorizar a música erudita, deixando um pouco de lado a cultura popular.

- O grande diferencial deste festival é que ele é nosso. Música popular tem todo dia. Nosso objetivo é levar a cultura e a música erudita à população - afirmou o prefeito Heródoto Bento de Melo.

Segundo o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, o festival vai trazer muitos turistas para Nova Friburgo. “O festival é um reencontro com a cultura. Não é da prefeitura, nem da Secretaria de Cultura, ele é dá cidade, do povo friburguense e de todos que amam esta cidade” frisou o secretário.

Ainda em relação ao turismo, Roosevelt destacou: “A estação Inverno é o nosso ponto forte, o nosso diferencial. Unir cultura ao nosso diferencial é um grande atrativo para o turismo, principalmente para aquele que deixa na cidade uma parte do seu dinheiro, movimentando a economia local. Devemos explorar isso, acolher o turista com uma programação legal e valorizando a nossa cultura. Por isso, os artistas friburguenses estarão à frente do Festival”.

Vale lembrar que este é o Ano da França no Brasil e o Festival de Inverno reserva parte de suas atrações para celebrar este fato. O secretário Roosevelt Concy lembrou que é importante para Friburgo a valorização da cultura de outros povos, devido à grande miscigenação presente na cidade, desde suas raízes, sendo assim uma forma de retomar as origens. Haverá concertos franceses, cinema francês no Centro de Arte, Conferências sobre a ópera na França.

As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal, no palco montado no lago do Country Club e no Palácio da Cultura, no antigo fórum. Todos os espetáculos serão gratuitos. A programação completa será divulgada pela Secretaria de Cultura ainda esta semana.

A realização do Festival de Inverno é uma parceria da Prefeitura com empresas como a Dell’Arte a e Energisa, viabilizada através de leis de incentivo fiscal . O secretário Roosevelt Concy explicou que é importante a participação dessas empresas, visto que todo o Festival terá custo gratuito para a população, com o intuito de atrair um grande número de pessoas e promover a inclusão social, levando cultura a toda população.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Meu nome é Renato,

sou formado em ADM pela Ucam-NF,

gostaria de parabenizar todos os criadores deste Blog, mas tenho uma crítica a fazer. Por favor tenham cuidado com os erros de digitação, pois pode ser um "prato cheio" para a concorrência.
É só isso. Abraços a todos.

Blog Widget by LinkWithin