terça-feira, 14 de julho de 2009

Prefeito defende turismo de Nova Friburgo



O prefeito Heródoto Bento de Mello fez um discurso emocionado no lançamento para a imprensa da programação do 8° Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, que começa nesta quinta-feira, 16 de julho. Aos formadores de opinião da região, pediu empenho para divulgar a cidade e seu potencial turístico, para que o setor possa ser um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do município. E lembrou que o frio de Nova Friburgo é um dos maiores patrimônios turísticos e precisa ser divulgado.

O lançamento reuniu representantes dos principais órgãos de comunicação da região. O diretor de A VOZ DA SERRA, Laércio Rangel Ventura, e a editora do jornal, Angela Pedretti, estiveram presentes. A programação do festival foi apresentada pelo secretário de Cultura, Roosevelt Concy, e detalhada pelo diretor do Teatro Municipal, Henrique Cordeiro. Falaram sobre a importância do evento os secretários de Governo, Braulio Rezende Filho; de Turismo, Sérgio Madureira; e de Comunicação, Girlan Guilland.
Entusiasmado com a retomada do festival aos moldes antigos, em que a cultura e os artistas locais eram mais valorizados, o prefeito Heródoto Bento de Mello emocionou a todos quando convocou a imprensa para divulgar e defender a imagem de Nova Friburgo.

“Os jornalistas têm uma grande responsabilidade – acordar o povo para o seu futuro. Vender Nova Friburgo de verdade, turisticamente. Temos que fazer propaganda de Nova Friburgo, de nossos valores. E isso cabe a vocês, para que a gente chegue lá. O que interessa é o bem-estar, o bem comum de Nova Friburgo. Nova Friburgo – este tem que ser o nosso lema. Colocar Nova Friburgo no século XXI”, defendeu.

Em poucas palavras, o prefeito lembrou a trajetória do desenvolvimento econômico de Nova Friburgo, que passou de pólo industrial para “capital” da moda íntima. Ele detalhou as crises econômicas que tanto prejudicaram as indústrias da cidade, que um dia chegaram a ser verdadeiras universidades populares, ensinando a profissão e dando emprego a centenas e centenas de pessoas. Atualmente, a economia centrada na confecção da moda íntima vive nova ameaça, com a concorrência dos produtos fabricados na China.

“Que caminhos dar a Nova Friburgo? A natureza, a história, a cidade, o povo = nossos grandes valores. Nós somos um parque – a natureza é o grande valor em todo o mundo; a árvore é o grande capital e nós temos este capital. Temos que saber como valorizar este capital. A água é outro grande valor que nos temos. Daqui a 50 anos, o que vai valer é a água e não o petróleo”, afirmou o prefeito, para defender que a natureza é para ser desfrutada e só pode ser através do turismo.

“A grande Meca de Nova Friburgo. Nós não sabemos fazer turismo. Nos não vendemos o nosso clima. O povo do Rio de Janeiro vinha para cá no início do século porque tínhamos saúde, frio para vender. Não associamos mais Nova Friburgo à saúde, ao bem estar. Não sabemos valorizar a nossa História, nossa tradição. Atrás do turismo e da cultura, nós vamos levar todo o resto”, garantiu, empolgado com a retomada do turismo na região.

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