segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMUNISEG - Participação da sociedade no combate à violência

Fotos: Raul Moreira

Toda a sociedade friburguense foi convocada para o exercício da cidadania, participando diretamente das ações e discussões em busca da paz no município. E esta convocação foi feita pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, na abertura da I Conferência Municipal de Segurança Pública de Nova Friburgo, realizada no último sábado, pela Prefeitura, com o apoio da Universidade Candido Mendes. O teatro da Casa Suíça de Nova Friburgo (Queijaria-Escola) ficou lotado para a o evento, que reuniu, durante mais de dez horas, autoridades federais, estaduais e municipais.



Logo no início da conferência, um momento emocionou a todos. O consultor de ordem urbana, André Luis dos Santos, em nome de toda a equipe da Força Tarefa de Ordem Urbana comandada pelo cel. Hudson de Aguiar Miranda, prestou homenagem ao diretor da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) Conrado Sichel, morto em tentativa de assalto cinco dias antes da conferência. Um banner com a foto de Conrado foi aberto no palco e, depois que André Luis leu um texto sobre o amigo, uma calorosa e longa salva de palmas levou os presentes às lágrimas.

Na platéia, amigos e parentes de Conrado. Entre eles, estava a esposa do integrante da Força Tarefa de Ordem Urbana, a juíza Hevelise Scheer, coordenadora de Direito da Universidade Candido Mendes, na qual Conrado havia acabado de concluir o curso. O coordenador acadêmico da instituição, professor Francisco Assis Barbosa, estava ao seu lado, também bastante emocionado.


Em seguida, o cel. Hudson de Aguiar Miranda entregou um placa de agradecimento ao pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, primeiro a incentivar e patrocinar a I Comuniseg de Nova Friburgo. Também emocionado com a homenagem que havia sido prestada ao aluno e amigo Conrado, o professor Gazé disse que aquela placa pertencia ao povo de Nova Friburgo, destacando as palavras do prefeito Heródoto Bento de Mello no sentido de que, sem educação, não há como resolver o problema da violência. E explicou por que a Universidade Candido Mendes foi uma das grandes incentivadoras da conferência:

“Entendo que a educação tem que estar ligado a serviço municipal. Ninguém transforma nada neste país se não for através da educação. Nós temos que nos educar, O momento é muito sério, não podemos mais ficar em casa, esperando nossa vez de morrer. Todos nós somos um Conrado. Todos nós vamos ao correio, vamos ao banco; vamos sair deste auditório, pegar um carro, ir ao restaurante... Todos nós somos um Conrado. E foi por isso que a Universidade Candido Mendes decidiu que sempre irá apoiar eventos desta natureza. A Candido Mendes sai da sala de aula e passa a agir, em apoio a estas iniciativas. Em vez de gastar dinheiro com anúncio de vestibular, vamos investir na educação e na defesa de nosso povo, de nossa gente.

O pró-reitor Alexandre Gazé lembrou que a Comuniseg terá efeitos posteriores, como a captação de recursos federais para projetos que possam melhorar, efetivamente, a segurança pública no município. E alertou aos vereadores presentes à conferência para a necessidade de dar total apoio às medidas do governo, no sentido de acelerar a votação e aprovação dos projetos na área, citados no plano de prevenção à violência que estava sendo lançado naquele momento.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin