sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fevest: novas tendências em moda íntima, praia e fitness

Vêm das confecções de Nova Friburgo os mais de 20 modelos de sutiãs que a personagem Norminha, vivida por Dira Paes, na novela Caminho das Índias, tem usado para enlouquecer os homens à sua volta. A informação, dada pela figurinista da Tv Globo Emilia Duncan, reforça a vocação do Pólo de Moda Intima de Nova Friburgo e Região de gerar produtos com grande aceitação no mercado.
Essa tradição será comprovada novamente de 7 a 10 de julho próximos, quando a cidade sediará a edição 2009 da Feira Brasileira de Moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, a Fevest, tida como a mais importante feira de lingerie do país.

Durante quatro dias, um público de mais de 20 mil visitantes deverão visitar os mais de 100 estandes do evento, no Nova Friburgo Country Clube. A feira oferece a oportunidade para empresários do ramo da moda íntima de todo o país divulgarem seus produtos e trocarem informações e experiências.
Voltada para empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas à cadeia têxtil, a Fevest tem-se mostrado um evento lançador de moda e tendências para todo o mercado brasileiro.
Na edição passada, a Fevest registrou volume de negócios para toda a cadeia produtiva do município e região da ordem de R$ 36 milhões, que já fora 20% superior ao do ano anterior. Em 2009, a feira terá como tema o Empreendedorismo, habilidade considerada por estudiosos como o principal fator promotor de desenvolvimento econômico de uma região.

O PÓLO E A VIRADA

Foi graças a essa vocação insuspeita que os friburguenses conseguiram reverter o drama do desemprego em massa, em fins dos anos 70: demitidas por uma grande indústria de lingerie por conta da crise econômica, arregaçaram as mangas e passaram a produzir, elas próprias, em casa, calcinhas e sutiãs.
Começava a se desenhar o futuro Pólo de Moda Intima de Nova Friburgo e Região, que ganhou forma a partir de 1997, quando a FIRJAN e o SEBRAE perceberam o potencial da cidade e patrocinaram estudos da FGV sobre os Arranjos Produtivos Locais das cidades fluminenses.

Hoje, o Pólo é formado por cerca de 900 confecções dos municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras e Macuco, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, que geram mais de 20 mil postos de trabalho, respondem pela produção anual de cerca de 114 milhões de peças (25% da produção nacional), e têm faturamento global em torno de R$ 600 milhões/ano.
Segundo dados do Sindicato das Industrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região – SindVest -, 14% das empresas do pólo trabalham com a exportação, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

A Fevest é realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (SINDVEST) e é promovida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), pelo Senai Moda e Sebrae .
A feira conta com o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio institucional do Conselho da Moda, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Programa Texbrasil, Apex-Brasil e da Prefeitura de Nova Friburgo. A feira é organizada pela Fábrica de Idéias.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin