sexta-feira, 17 de julho de 2009

Emoção na abertura do 8º Festival de Inverno

Texto e foto: Amine Silvares (8º período)

Teve início na noite desta quinta-feira, 16, o 8º Festival de Inverno de Nova Friburgo. O concerto “Messias” de Georg Haendel, exibido no Teatro Municipal Ariano Suassuna, foi o primeiro de vários eventos que acontecerão na cidade entre 16 e 26 de julho. O tema desta edição será o ano da França no Brasil. O prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, marcaram presença.

O concerto inicial começou pontualmente às 21h30m, como havia sido previsto pela organização. A Camerata Dell’Arte, Coral Municipal de Petrópolis e solistas com regência do maestro Carlos Prazeres apresentaram a obra mais famosa do compositor alemão Georg Friedrich Haendel. O oratório, que narra a vida de Jesus Cristo, não foi interpretado na íntegra, apenas suas partes principais. O motivo da escolha foi o fato de que, em 2009, comemoram-se os 250 anos da morte de Haendel.

“Messias”, composta em 1741 e apresentada pela primeira vez em 1742, em Dublin, na Irlanda, causou um grande impacto até mesmo no rei George II, que se levantou. Existem muitas teorias sobre o porquê dele ter feito isso, porém, a mais aceita é que George II teria ficado tão emocionado ao ouvir as primeiras notas que se levantou, fazendo com que todos os seus súditos levantassem também, já que o protocolo real diz que, quando o rei se levanta, os súditos devem fazer o mesmo. Essa tradição é mantida até hoje na Europa e nos EUA e, na noite de ontem, o público presente no teatro fez o mesmo.

Após ser aplaudido de pé, no final do concerto, os músicos fizeram um bis de “Hallelujah”. O espetáculo durou pouco menos de uma hora e meia, mas, todos saíram de lá muito satisfeitos com o que viram. Uma ótima forma de começar o 8º Festival de Inverno.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin