Por Amine Silvares (8 período)
Começa hoje e vai até quinta-feira a Retrospectiva Jacques Demy no Centro de Arte de Nova Friburgo. Com duas sessões diárias, uma às 15h e a outra às 17h, quatro dos principais filmes do cineasta francês serão exibidos. Hoje tem “Duas Garotas Românticas” e amanhã é dia de “Lola”. Quarta e quinta-feira, respectivamente, “Os Guarda-Chuvas do Amor” e “Baía dos Anjos”.
Demy gostava de musicais e dirigiu seu primeiro filme, “Lola”, em 1961, no qual a atriz francesa Anouk Aimeé interpretava uma cantora de cabaré. Em “Os Guarda-Chuvas do Amor”, seu filme mais memorável, o cineasta conta a história de uma adolescente que está indecisa entre esperar seu namorado que foi pra guerra ou se casar com um comerciante. “Duas Garotas Românticas” fala sobre duas irmãs gêmeas a procura do amor e em “Baía dos Anjos” Jackie, uma parisiense de meia idade, deixa seu marido e filhos para se aventurar no mundo das apostas em Nice.
Jacques foi casado com a também cineasta Agnès Varda e morreu com 59, em 1990, de Aids. Ele produziu cerca de 20 filmes em toda sua carreira.
0 comentários:
Postar um comentário