domingo, 25 de abril de 2010

Feira do Colégio São Paulo - Teresópolis






























segunda-feira, 19 de abril de 2010

Musica em workshop na UCAM



Por Dara Bandeira (aluna de Jornalismo da Universidade Candido Mendes)

A música tomou conta do campus Friburgo da Universidade Candido Mendes no último sábado, 17 de abril. A Escola Superior de Música recebeu o grupo vocal Réus Confessos, para a realização de um workshop. As palestras, oficinas e shows atraíram alunos, professores, funcionários e participantes das oficinas de música oferecidas pela Candido Mendes Friburgo. As atividades abordaram diversas áreas da música, nas suas diversas fases, até atingir o contexto contemporâneo.

O grupo Réus Confessos, que completou um ano no dia 13, tem como diretor musical Guilherme Héus. O friburguense é professor da Escola de Música da UCAM, mestre em Música pela Unirio e tem carreira com participações em importantes espetáculos musicais. Em seus arranjos procura usar os elementos vocais com criatividade e originalidade, num estilo que conquista igualmente platéias e cantores.

Com o total de 25 vozes, uma pianista - Priscilla Azevedo - e um percursionista - Daniel Boechat - o grupo trabalha sem o auxilio de microfones e apresenta uma imensa variedade de expressões corporais e outros atributos artísticos. Todas as atividades foram acompanhadas pelo diretor da Escola de Música, professor e maestro Francisco Fernandes Filho.

Em entrevista exclusiva à equipe multimídia do curso de Comunicação Social, Guilherme Héus destacou a importância de um estudo mais aprofundado sobre a música. O artista vê Nova Friburgo e região com um grande potencial de ensino com qualidade, devido ao fato de ter uma Escola Superior de Música, única no interior do Estado do Rio de Janeiro a oferecer o curso de Licenciatura em Música.

‘Além de uma especialização, que se faz altamente necessária atualmente, o mercado exige profissionais qualificados para transmitir o conteúdo relacionado à música’, afirmou.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Grupo Réus Confessos na UCAM

A Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes – campus Friburgo – promove neste sábado, dia 17 de abril, um workshop com a presença do Grupo Réus Confessos. Das 11h às 18 horas, serão realizadas várias atividades gratuitas, com música e coral, abertas à população. Palestras, oficinas de canto, shows fazem parte da variada programação.

O grupo, que tem como diretor musical e arranjador o tenor Guilherme Héus, foi criado em abril de 2009 e vem se apresentando com personalidade e demonstrando sempre muita paixão pela música. O foco sobre cada integrante aponta qualidades vocais e outros atributos artísticos, ligados a teatro, dança e expressão corporal. Tal característica permite a realização de espetáculos ecléticos, em que a escolha do repertório é sempre a qualidade, com músicas das mais diversas origens, de MPB a Soul e arranjos próprios.

O evento é uma realização da Escola Superior de Música, única no interior do Estado do Rio de Janeiro a oferecer o curso de Licenciatura em Música, com conceito máximo do MEC. A Escola, que já conta com a consagrada Orquestra Candido Mendes, também oferece oficinas de música em suas atividades diárias, a preços populares, para toda a comunidade.

Segundo o diretor da Escola, maestro e professor Francisco Fernandes Filho, o workshop com o Réus Confessos só vem consagrar o trabalho exitoso da Escola nos últimos anos. “Abriremos as portas da Universidade Candido Mendes neste sábado para um dia dedicado à cultura, às artes, à música. Teremos várias atividades, gratuitas, pois sabemos a importância de levar a cultura e a criatividade a cada cidadão”, afirmou o diretor.

Equipe Multimídia produz evento


PRISCILA HOVERNEK – Aluna de Jornalismo da UCAM

O Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica conta com a Equipe Multimídia de Publicidade do curso de Comunicação Social como responsável por toda produção publicitária do evento, material de divulgação, nome, slogan, logomarca, spots para rádio, TV, entre outros. Até um mascote para o ciclo de palestras está sendo desenvolvido pelos alunos.

O slogan – Esporte e educação, unidos por uma paixão – surgiu como as outras criações da equipe: as idéias são expostas, debatidas e então aperfeiçoadas, num brainstorm com a participação de todos. A produção gráfica, iniciada a partir dos debates do grupo fica a cargo dos alunos, que se inspiraram no site Arquibancada Brasil, do colega de equipe Multimídia Felipe Mello, também aluno UCAM.

O Arquibancada Brasil é um site esportivo com o foco no torcedor. Os responsáveis pelo site vão a competições para fotografar "o verdadeiro espetáculo do esporte", segundo Felipe, que é a torcida. Entrevistam, gravam vídeos, fazem brincadeiras e o principal: fotografam as mais diversas manifestações de torcidas pelo país afora. O site também oferece informações acerca de esportes, agenda com as principais competições esportivas, enquetes, etc.

A equipe multimídia de publicidade é atualmente formada por alunos do 3° ao 8° períodos do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes. Além do material gráfico, está preparando spots para rádio e anúncios para TV e blog.

Arquibancada Acadêmica na UCAM



O campus Friburgo da Universidade Candido Mendes promove neste semestre o Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, que irá focar temas ligados ao futebol e à Copa do Mundo, de acordo com os cursos de graduação oferecidos na unidade. O objetivo principal é promover um evento interdisciplinar, que atraia alunos das diferentes áreas e também não alunos que tenham interesse no assunto. Gestão, Direito e Jornalismo estão na pauta dos primeiros eventos já confirmados.

Na próxima sexta-feira, 14 de maio, o futebol será debatido sob a ótica da Administração. O coordenador técnico da Secretaria Especial da Copa 2014 e Rio 2016 (Jogos Olímpicos), Carlos Alberto Lancetta, que tem larga experiência na gestão de esportes e já foi supervisor técnico de importantes times do Rio, como Vasco da Gama e Botafogo; além de preparador físico, faz a palestra “Administrando o Esporte”. Lancetta esteve nas Copas do Mundo de 86 e 98, como preparador físico, e viaja em junho para África do Sul, como observador da Secretaria Especial.

No dia 25 de maio, será a vez da Prata da Casa. Os jornalistas Fernando Bonan e Wanderson Nogueira debatem o futebol no rádio, a partir das 19 horas, no auditório. Com larga experiência e já consagrado entre os radialistas, Bonan atua no Sistema Globo de Rádio e na Nova Friburgo AM. Ex-aluno de Jornalismo da Universidade Candido Mendes, Wanderson Nogueira é, hoje, um dos mais atuantes profissionais da Região Serrana, exemplo para os alunos de Comunicação da UCAM. Multimídia, tem programas em rádio, televisão e coluna diária no jornal A VOZ DA SERRA.

No dia 26 de maio, o jornalista e humorista SMIGOL, do SporTVnews, participa de um talk show com o professor de Comunicação da UCAM Niterói/Tijuca, André Luiz Cardoso Lima. SMIGOL começou sua carreira como jornalista na antiga Rádio Cidade, passou pela FM O DIA e OI FM, integrando a equipe do ROCKBOLA, onde ficou durante cinco anos. Fez parte também do PISANDO NA BOLA, no SporTV, e atualmente é repórter do canal, onde apresenta matérias nos programas “SporTVNews” e “Tá na Área”.

Com seu jeito cômico e irreverente, Smigol faz “matérias sinistras”, como ele mesmo diz. Afinal, não é qualquer um que consegue fazer o técnico Dunga rir e muito menos interromper um jogo de pelada para o Romário conceder uma entrevista.

Em 8 de junho, o Direito Desportivo será o tema principal do Arquibancada Acadêmica. Para falar sobre “O Direito no Desporto”, o procurador, advogado e professor Martinho Neves Miranda, autor do livro com o mesmo nome e que esteve na assessoria jurídica do Brasil no último Pan Americano. Miranda é, também, coordenador do curso de pós-graduação em Direito Desportivo da Universidade Candido Mendes.

O Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica é uma realização do Curso de Comunicação Social do campus Friburgo, com apoio do site Arquibancada Brasil e o Projeto Talento Cidadão, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA. O objetivo principal é promover um evento interdisciplinar, que atraia alunos das diferentes áreas e também não alunos que tenham interesse no assunto. Tem entrada franca e é aberto à população. Alunos da Candido Mendes terão direito a quatro horas de atividades complementares por palestra.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Inscrições abertas para pós-graduação


Começam no próximo final de semana, 16 de abril, novas turmas dos cursos de pós-graduação do campus Friburgo da Universidade Candido Mendes. A novidade fica por conta do curso de Gestão Estratégica da Comunicação, com o primeiro módulo sendo oferecido a partir desta sexta-feira – “Competências Básicas do Gestor”.

Novas turmas de Marketing, Engenharia da Produção, Gestão Ambiental e Segurança no Trabalho, Recursos Humanos também terão início dia 16. Ainda há vagas em todos os cursos; os interessados têm até esta semana para se inscrever.

Sucesso absoluto por conta de seu formato diferenciado – com encontros mensais e aulas concentradas nos fins de semana (sexta, de 18h30 às 22h30; sábado, de 8h às 18h; e domingo, de 8h às 14h) – os cursos de pós-graduação da Candido Mendes foram implantados na Região Serrana há quatro anos e vêm formando profissionais especializados, que recebem orientação dos melhores professores do mercado.

Justamente para garantir esta qualidade, optou-se pelos encontros nos fins de semana, que garantem a presença de professores dos grandes centros, com mestrado e doutorado. Este sistema de encontros mensais também permite que os alunos possam se dedicar tanto aos seus compromissos profissionais quanto familiares, investindo apenas uma vez por mês nas aulas, em tempo integral.

DESCONTOS PARA SERVIDORES DA PREFEITURA

Neste semestre, os cursos de pós-graduação de Administração e Supervisão Escolar, Pedagogia Empresarial e Psicopedagogia estão sendo oferecidos com bolsas de 50% para todos os servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Educação. As inscrições para estes cursos também estão abertas.

Uma das mais antigas e tradicionais universidades do País, a centenária Candido Mendes abriu este benefício para os servidores da Educação por entender que é necessário capacitar cada vez mais estes profissionais na área de Pedagogia. A UCAM foi pioneira também com a implantação dos cursos de Normal Superior. Hoje, oferece a graduação em Pedagogia no campus Friburgo.
CURSOS NA ÁREA DE ENGENHARIA

Outra novidade neste primeiro semestre de 2010 é a realização de um convênio entre a Universidade Candido Mendes e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, para a oferta de cursos de pós-graduação de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Segurança no Trabalho.

Segundo o coordenador dos cursos de pós-graduação da UCAM, professor Luiz Fernando Mello, há uma demanda por especialização nesta área e a universidade decidiu formar a parceria com a AEANF, para oferecer o curso de excelência, marca registrada da instituição. As inscrições para estes novos cursos já estão abertas.

Consultor do Sebrae dá palestra na UCAM

Por Vitor Martins

Iniciando o Ciclo de Palestras da Universidade Candido Mendes, o consultor de Gestão Empresarial do Sebrae/RJ, Diógenes Freire, esteve no campus Friburgo para falar sobre ‘Administração: Lucro ou Prejuízo’. O evento lotou o auditório do campus com alunos dos cursos de Administração e Processos Gerencias, para debaterem sobre as características básicas que devem estar relacionadas aos profissionais da área.

O convidado explicou que, para o administrador, é indispensável que se conheça a atividade na qual está inserido no mercado, sem contar na percepção de futuro para se preparar e enfrentar o que ainda vai acontecer. Traçando um perfil do administrador, Diógenes enfatizou que é dispensável o excesso de confiança, mas o administrador deve conhecer as próprias fragilidades.

Tomando como foco o lucro, ele afirmou que o gestor deve estar atento a todas as movimentações da empresa, utilizando sempre, como ferramenta indispensável, o balanço de lucro, que está viabilizado na diferença entre o que foi gasto para o que foi produzido.

Blog Widget by LinkWithin