domingo, 5 de julho de 2009

Parque da Serra dos Órgãos: 70 anos de história

Por Orlando Castor (7º período)

Em 1939, o então presidente da República Getúlio Vargas assinava o decreto criando o terceiro Parque Nacional brasileiro, na Serra dos Órgãos do Rio de Janeiro. Com a intenção de preservar os mananciais da região, hoje a área representa também momentos de lazer para várias famílias do Brasil e do mundo. Por isso, em comemoração aos seus setenta anos, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos está promovendo a campanha “Parque: conte sua história”.

O projeto pretende reunir relatos, fotos e documentos de visitantes para contar a história da área de preservação de diferentes pontos de vista. O Parque vai receber e selecionar os relatos para a montagem da exposição comemorativa dos setenta anos de sua criação.

“São décadas de histórias espetaculares e sob vários aspectos diferentes: a criança que foi na excursão da escola, o bombeiro que apagou um incêndio, um visitante de outro país que conheceu nossa beleza natural, o montanhista que alcançou o cume do Dedo de Deus. São vários focos de uma mesma narrativa”, comenta o ambientalista Alfredo Rebelo, que garante ter muitas histórias para contar vividas por ele.

O chefe do Parque Nacional, Ernesto Viveiros, destaca que a proposta é contar a história dessa unidade de conservação e da própria região a partir das experiências de seus frequentadores e vizinhos, reforçando os vínculos da sociedade com a natureza e o Parque.

“Não vivemos apenas da história oficial, contada pelos agentes políticos e administrativos. Temos as histórias do povo, as narrativas populares e as vivências comuns de cada dia que podem ser surpreendentes. É nisso que pensamos com esse projeto”, destaca.

Um exemplo de quem tem muita história para contar é a dona-de-casa Iracy Maciel, de 77 anos, moradora de Teresópolis e vizinha da área do Parque há 40 anos.

“Me lembro da criação do Parque e da construção da estrutura dele. Me lembro que meu irmão, hoje falecido, trabalhou muito tempo no apoio aos montanhistas na trilha da Pedra do Sino. Me lembro também do avião que caiu na área do Parque no alto de uma montanha. Morar tão perto dessa área linda é de uma riqueza só. Uma dádiva de Deus”, conta se emocionando.

Quem tiver uma experiência interessante para contar ou fotos para enviar deve procurar o Setor de Educação Ambiental do Parque ou enviar o material por e-mail. Fotos e documentos serão digitalizados na hora e devolvidos aos participantes. A expectativa é reunir registros das primeiras escaladas, relatos de experiências pessoais ou afetivas e fotos interessantes na exposição comemorativa dos setenta anos, que será inaugurada em novembro deste ano.

As fotos e os relatos devem ser enviados para parnaso@icmbio.gov.br, pelo correio (Avenida Rotariana, sem número, Alto, Teresópolis, CEP: 25960-602, identificando no envelope Parque Nacional: Conte sua história) ou diretamente no Parque. O prazo para envio do acervo é 31 de agosto.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin