domingo, 5 de julho de 2009

FIA ensina a procurar crianças desaparecidas

Por Orlando Castor (7º período)

Dados da Fundação da Infância e Adolescência, a FIA, apontam que 116 crianças e adolescentes estão desaparecidos em todo Estado do Rio de Janeiro. Este é um drama vivido por milhares de famílias nos últimos doze anos, quando o assunto começou a ser tratado com mais seriedade. A boa notícia é que em 84% dos casos os menores são encontrados e reintegrados à família.

A FIA recebe cerca de 30 ligações por dia com pistas sobre crianças desaparecidas, e conta com uma rede de instituições que ajudam na busca das crianças, como os Conselhos Tutelares, Juizados de Menores, delegacias, abrigos e orfanatos. Cada caso é diferente do outro, são histórias complexas e em comum só a tristeza das famílias.

“São casos de todo tipo: crianças que desaparecem vindas da escola, fuga por causa da violência em casa, fuga atrás de namorado, busca de melhores condições de vida. São padrões diferentes, o que dificulta o trabalho e a busca. Mas temos sucesso”, explica Luís Jorge Silva, do Conselho Tutelar de Teresópolis.

Em doze anos, o programa S.O.S. Crianças Desaparecidas registrou 2.695 casos. A maioria, 76%, é de fuga por causa da violência dentro de casa – como espancamentos e estupros. Quase 10% são de crianças perdidas sem explicação. O restante, 8%, representa casos de sequestro.

Em caso de desaparecimento, a primeira orientação para as famílias é procurar a polícia e, depois fazer o registro na Fundação da Infância e Adolescência. Existe uma lei federal que garante o registro imediato e as buscas, sem esperar 24 ou 48 horas. Na maioria das vezes as histórias têm final feliz: em 84% dos casos, as crianças são localizadas.

“Se a delegacia não quiser fazer o registro imediato, preferindo esperar 24 horas, é importante procurar a Vara da Infância ou o Conselho Tutelar para buscar ajuda. O policial de plantão deve ter em mente que criança é indefesa e as buscas por ela deve começar no momento da denúncia”, atenta Luís Jorge.

Para fazer o registro de desaparecimento na Fundação da Infância e Adolescência ou ajudar a localizar uma criança desaparecida, o telefone é (21) 2286-8337.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin