quarta-feira, 22 de julho de 2009

Homenagem póstuma a Conrado Sichel

A 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública de Nova Friburgo – COMUNISEG - que será realizada no próximo sábado (25), na Queijaria-Escola, em Conquista, prestará homenagem póstuma ao engenheiro Conrado Sichel. Então Diretor de Tráfego da Autran – Autarquia Municipal de Trânsito, ele foi morto em assalto na última segunda-feira, 20, no centro da cidade. A decisão unânime de homenageá-lo foi da diretoria da Força Tarefa de Ordem Urbana, na manhã desta terça-feira, 21, durante o sepultamento de Conrado, que era aluno formando em Direito pela Universidade Candido Mendes.




A Conferência, para a qual Conrado colaborou na fase de planejamento, é um esforço para unir a sociedade e o governo em torno da discussão dos melhores caminhos para combater a violência que tem tomado conta da cidade. "A participação de todos é fundamental. Tivemos mais uma prova clara de que todos nós podemos ser vítimas. Portanto, precisamos nos unir e buscar soluções com o apoio do Governo", declarou o Assessor Técnico da Autran, coronel Claudecir Ribeiro da Silva.

"Nova Friburgo é, hoje, um dos destinos para o refúgio dos marginais que começam a serem pressionados pela política de combate direto à criminalidade implantada pelo novo comando geral da Polícia Militar na Capital. Precisamos fechar as portas, trabalhar preventivamente para que criminosos como os que assassinaram Conrado não façam de nossa cidade uma alternativa para o crime", comentou o major Eduardo Vaz Castelano, consultor da Força-Tarefa. Neste sentido, a prisão dos dois envolvidos no crime foi muito positiva, no sentido de mostrar que a cidade não está tão vulnerável assim à ação destes criminosos.

Na conferência, será assinado o decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública, uma comissão, presidida pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, que visa reunir as autoridades de segurança e de outras áreas do município, do Estado e do Governo Federal para analisar, discutir e recomendar a implantação de ações no combate à violência em Nova Friburgo.

Além disso, será lançado o primeiro Plano Municipal de Prevenção à Violência e Promoção da Paz, que reúne 20 compromissos do governo municipal para a melhoria da segurança pública na cidade. "O sucesso do plano depende da participação da sociedade, a qual também depende do êxito do plano para deixar de ser alvo fácil do crime. Ou seja, é hora de participar da solução. Criticar e não participar é uma atitude cômoda que não pretendemos adotar como cidadão. A solução está em nossas mãos também. Sofremos na própria carne com essa tragédia. Conrado era um de nós e sua perda nos entristece ao mesmo tempo em que fortalece nosso propósito." comentou o consultor André Luis Santos, colaborador do coronel Hudson de Aguiar Miranda.

"Estamos buscando fazer a nossa parte, a parte do Município na questão da segurança pública. No que depender de nós, fatos como esse não voltarão a acontecer em Nova Friburgo. O Estado, através da Polícia Militar e seu novo comandante de área, tenente-coronel James de Barros, demonstrou também seu compromisso na captura e prisão imediata dos assassinos confessos. É preciso que a sociedade também faça a sua parte comparecendo em massa ao evento, propondo e discutindo soluções", afirmou o cel. Hudson, comandante da Força-Tarefa de Ordem Urbana.

As vagas são limitadas à lotação do teatro da Queijaria-Escola. Será servido café da manhã, almoço e coffee break durante o evento que acontecerá de 08h às 18h30m, em Conquista. A concessionária Faol disponibilizará ônibus especiais durante todo o dia para o evento, saindo da rodoviária de integração a partir das 07 horas.

Estudantes, trabalhadores, membros de organizações não governamentais, associações de moradores e profissionais de segurança pública estão convocados e são o público esperado para o evento ao qual só terão acesso as pessoas que se inscreverem previamente.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.comuniseg.orgfree.com/, onde se encontram também todos os detalhes sobre o evento, uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, com apoio da Universidade Candido Mendes, da Friburgo Auto Ônibus e outros parceiros da iniciativa privada.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin