terça-feira, 7 de julho de 2009

Alexandre Herchcovitch volta à FEVEST



O estilista Alexandre Herchcovitch acaba de ser entrevistado no salão da FEVEST onde falou em uma coletiva de imprensa e também deu uma entrevista exclusiva para o blog. É a volta dele após seis anos ausente da feira. Alexandre disse que pretende sim lançar uma linha de lingeries mas que ainda não achou o parceiro ideal para suas coleções. Alias, ele, que lança suas roupas na semana de moda de São Paulo, Paris e Nova Iorque, disse que sua roupa não encontra barreiras pois são feitas "para as pessoas e não para uma cultura específica". No entanto, o estilista parece ter fugido um pouco do assunto dos tamanhos dos manequins na moda. Apesar de ter admitido que a mulher brasileira tem um tipo de corpo diferente do padrão americano e europeu, Herchcovitch disse que há algumas particularidades dos tamanhos maiores e menores que tornam difícil a criação de uma coleção mais ampla. Mesmo assim, ele tenta sempre criar de forma que suas peças sejam acessíveis e possam ser utilizadas por uma vasta variedade de pessoas. Na coletiva, Alexandre falou sobre sua empresa, da qual agora só possui 30%, e da importância de uma boa administração para que suas criações cheguem à lugares como o Japão, onde possui uma loja.

INSPIRAÇÃO E CRIAÇÃO

"A inspiração pode vir de qualquer lugar. Você não escolhe", pontuou o estilista. "É preciso entender as necessidades do corpo". Herchcovitch contou que está preparando uma coleção de beach wear para a Rosa Chá e que, para isso, precisa entender o padrão e as necessidades da marca e de seus consumidores para poder melhorá-lo. Sobre a moda praia, ele afirmou que há um exagero causado pelos desfiles que impõem uma competição entre as marcas de roupa e as de biquínis e maiôs. Ele disse que "esses exageros não são úteis" e que precisa haver mais funcionalidade. Em relação a suas peças, "a diferença é o estilo", contou o estilista. "Primeiro é preciso saber o que quer como marca para apresentar as propostas". Ele ainda deixou claro que não há dificuldade em passar suas influências para peças pequenas como as lingeries e que o mais importante é entender como a peça funciona com o corpo. "A lingerie é estrutura, sustentação, segurança. Você precisa entender as necessidades do corpo masculino e feminino".



NOVA FRIBURGO E BRASIL NA MODA

Após seis anos, Alexandre voltou à FEVEST e falou que ficou surpreso com o crescimento do evento e do setor, que está mais competitivo e, tanto o Brasil como Nova Friburgo possuem uma participação maior so mercado internacional. É aí que cabe a moda de Alexandre Herchcovitch, uma moda individual e globalizada ao mesmo tempo.
por Amine Silvares (7º período)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin