segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMUNISEG - Plano de prevenção à violência

Foto: Raul Moreira

Antes de iniciar as mesas de debates da I Conferência Municipal de Segurança Pública, o cel. Hudson de Aguiar Miranda apresentou aos participantes o 1° Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Paz de Nova Friburgo. O cel. Hudson afirmou que a segurança pública é dever do Estado, mas lembrou que também deve ser vista como direito e responsabilidade de toda a população. Destacou que a tarefa é difícil, mas disse estar convicto de que a conquista da paz é uma realidade em Nova Friburgo, através da integração entre governo e cidadãos. Falou sobre o Gabinete Municipal de Gestão Integrada em Segurança, em fase de criação no município, e que irá ficar responsável por fiscalizar a aplicação do Plano de Prevenção.

O cel. Hudson explicou aos presentes de que forma o município pode contribuir para o combate à violência, detalhando os vinte compromissos do governo municipal, através de suas diversas secretarias. “Nossa visão tem que ser sistêmica, não só na questão da segurança pública, mas de todo o município, por isso temos que atuar em parceria com todas as secretarias”, lembrou, mencionando um projeto integrado com a Secretaria de Educação, que levará o ensino das regras de trânsito a todos os alunos da rede pública municipal.

Entre os itens mencionados pelo cel. Hudson, destacam-se o combate à sensação de insegurança, com o apoio da imprensa, soluções para índices alarmantes de suicídios na região, banir a cultura da violência e incentivar a cultura da paz, o desarmamento, colaborar nas ações de combate ao tráfico de drogas, combater a violência intrafamiliar, oferecer cultura, esporte e valorização profissional dos jovens, garantir o respeito à diversidade, criar novos canais de comunicação com a sociedade civil organizada, investir e valorizar a Autarquia de Trânsito, a Guarda Municipal, a Defesa Civil; atuar no combate à criminalidade com estatísticas, monitoramentos, plano de metas e diagnóstico de resultados; garantir a implantação urgente do novo Código de Posturas.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin