sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Incentivo à leitura transforma-se em exercício de cidadania


Por Dara Bandeira (2° período)

Os alunos do 3º Ano do Ensino médio do Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick participaram na última quinta-feira, 26/11, de um evento inovador na área da educação. Em parceria com a Universidade Candido Mendes, realizaram, na Sala do Tribunal do Júri, no Fórum de Nova Friburgo, um Júri Simulado baseado na obra literária Capitães da Areia, de Jorge Amado.

O projeto desenvolvido pela professora Bianca Araújo, na disciplina de Literatura, teve início com a leitura do livro que retrata a vida de menores abandonados, os "capitães da areia", nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30.

O advogado Luigi Mastrangelo, professor da UCAM, ministrou palestras e seminários com os alunos durante dois meses. O escritório de prática jurídica da instituição de ensino superior também esteve engajado em todo processo de desenvolvimento do projeto para o exercício de cidadania dos alunos. Foram montadas teses de defesa e acusação, escolhidos advogados, réus, testemunhas e jurados que participariam diretamente da simulação.

Os debates acalorados entre as bancas de defesa e acusação foram o ponto culminante do evento. Os estudantes demonstraram, além de profundo conhecimento da obra, total domínio da oratória, expondo seus argumentos de forma clara, ordenada e bastante convincente, o que tornou difícil para os jurados a decisão final. Oito estagiários do curso de Direito da Universidade Candido Mendes participaram do júri e também puderam notar a seriedade e dedicação que os estudantes ao simularem o julgamento.

“Foi uma oportunidade ímpar de os alunos perceberem que o que faz com que grandes obras de Literatura se tornem clássicos é justamente a temporalidade de seus temas, bem como a capacidade de despertar uma visão crítica da realidade, tornando o leitor muito mais apto ao exercício da cidadania”, afirma a professora Bianca.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin