quinta-feira, 12 de novembro de 2009

10ª Feira do Empreendedor


A Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo realiza, de 16 a 19 de novembro, das 18h30 às 22 horas, a 10ª edição da Feira do Empreendedor. Serão quatro dias de atividades no campus da Rua Professor Freeze 38, com estandes de empresas criadas pelos alunos da disciplina Empreendedorismo e ciclo de palestras no auditório, para compor a Semana do Empreendedorismo. A entrada é franca.

O evento acontece todo semestre, como avaliação da disciplina Empreendedorismo, do curso de Administração, que tem à frente o professor Marcello Ferreira, idealizador da feira. O objetivo principal da Semana de Empreendedorismo é disseminar a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica da UCAM – Nova Friburgo, desenvolvendo no corpo discente, dentre outros aspectos, a importância do estabelecimento de visão de futuro, do comportamento pró-ativo e da busca de novas oportunidades e a construção da empregabilidade.

A Feira de Empreendedorismo compreende uma exposição de produtos de empresas fictícias constituídas pelos alunos e tem como objetivo específico levá-los a vivenciar o empreendedorismo. E conta com empresas que vendem produtos relacionados à alimentação, vestuário, lazer, cultura e arte, dentre outros.

“O universitário que participa da feira vai saber, na prática, o que acontece com alguém que está abrindo um negócio, desde a formatação do projeto a sua execução; a identificação de uma oportunidade; o que é necessário para abrir uma empresa; a análise da demanda por um produto ou serviço; o desenvolvimento de sua marca e a criação do nome; as dificuldades iniciais encontradas para penetrar no mercado; os processos de negociação; dentre outros pontos importantes”, explica Marcello Ferreira.

Serão debatidos quatro temas no ciclo de palestras que será realizado simultaneamente à feira, no auditório da Candido Mendes, sempre a partir das 19 horas. Na segunda-feira, dia 16, haverá estudo de caso sobre a Yakisoba Express; no dia 17, o estudo de caso será a AltaRede Corporate. Na quarta-feira, dia 18 de novembro, o tema da palestra será “Como Construir Marcas Fortes”. Encerrando o ciclo, na quinta-feira, dia 19, “As Incubadoras de Empresas como Mecanismo de Apoio à Inovação”.

A Semana do Empreendedorismo da Universidade Candido Mendes tem entrada franca. Para assistir aos debates e palestras, no auditório, é necessária a realização de inscrição na secretaria.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin