sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pesquisa aponta irregularidades em produtos que usam agrotóxico

Por Orlando Castor (7º período)

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizada com 17 produtos que usam agrotóxicos no cultivo apontou que todos apresentaram alguma irregularidade. A situação preocupa os profissionais de saúde e alerta aos consumidores, além de levantar a questão de ações públicas, principalmente na Região Serrana, principal polo de horti-fruti do Rio de Janeiro.

O pimentão liderou o ranking dos produtos analisados em laboratório: 65% das amostras foram reprovadas. Em segundo lugar ficou o morango. Uva e cenoura não ficaram de fora desta lista. Todos os alimentos inspecionados apresentaram índices de agrotóxico acima do limite máximo permitido ou resíduos de produtos não autorizados pelas portarias de regulamentação da Anvisa.
O caso do pimentão é o mais grave porque dos 22 resíduos químicos encontrados no fruto, 18 não são autorizados pela legislação brasileira. No morango, 36% das amostras apresentaram também agrotóxico não permitido.

“Os agricultores estão defasados, precisam de atualização de conhecimentos e não sabem da série de proibições no uso de determinados produtos pesticidas. O ideal seria a agricultura natural, mas o custo seria muito maior para todos. A solução é a conscientização quanto ao uso destes produtos”, explica o agrônomo Maurício Vilela.

Um estudo recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA) encomendado pelo Ministério Público Estadual entre lavradores de Teresópolis e Nova Friburgo aponta que os índices de anomalias em recém-nascidos e variações de câncer nos trabalhadores são os mais altos dos últimos anos. Especialistas apontam o uso frequente de agrotóxicos sem proteções levaram a esse quadro grave.

“São mais comuns, nesses casos, leucemia, câncer de útero, de próstata e de pele. Além disso, crianças com algum tipo de deficiência. Esses trabalhadores lidam com muitos pesticidas e herbicidas; agricultura familiar que vem de gerações e, muitas vezes, nunca passaram por um treinamento”, aponta a promotora de Justiça Anaíza Malhardes.

A boa notícia da pesquisa feita pela Anvisa é que o índice de agrotóxico de alguns alimentos caiu em comparação com o último monitoramento, feito em 2007. No tomate e na alface, o índice de amostras irregulares caiu pela metade.

De acordo com a nutricionista Maria Tereza Neves, isso não significa que não podemos ingerir estes alimentos, desde que eles sejam bem lavados e desinfetados. Ela explica que as escovas com cerdas macias limpam melhor frutas, legumes e verduras. Eles devem ser colocados de molho num litro de água com oito gotas de detergente neutro e depois lavados numa outra solução de bicarbonato de sódio e água.

“Uma outra dica é colocar a fruta, legume ou verdura de molho com água vinagre durante uma hora e, de preferência, ingerir alimentos sem casca”, ensina a nutricionista.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin