Por Paula Valviesse (6° período)
Chegaram ao Brasil nesta quarta-feira, 06/05, os kits enviados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que detectam a gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína, em dois ou três dias. Os kits serão distribuídos por três laboratórios de referência: o Instituto Butantan em São Paulo, o laboratório Evandro Chagas no Pará e o FioCruz no Rio de Janeiro.
Ainda não há confirmação da Influenza A no país. Todos os pacientes com suspeita da doença estão sendo colocados em monitoramento. Antes da chegada dos kits o diagnóstico da doença estava sendo feito por eliminação, detectando primeiro se o vírus presente era de Influenza , depois se o tipo era A, então seria aplicado o tratamento se confirmado, mas esse procedimento dura cerca de quinze dias.
No Rio de Janeiro, que tem três casos suspeitos e outros sob monitoramento foi criado, por decreto, um grupo envolvendo autoridades de saúde para prevenir a disseminação do vírus no estado. Caso venha a ser confirmado algum caso da doença o paciente será isolado para evitar sua transmissão.
Os principais sintomas da Influenza A são: febre alta repentina (superior a 38º graus centígrados), acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória. Todas as pessoas que viajaram para áreas afetadas ou mantiveram contato com alguém que tenha viajado devem ficar atentos aos sintomas e procurar assistência médica rapidamente. A OMS recomenda uma higienização constante das mãos com uso de água e sabão ou sabonete como uma das formas de prevenção à doença.
0 comentários:
Postar um comentário