terça-feira, 31 de março de 2009

"Tudo exige Comunicação"
Alunos debatem mercado de trabalho com profissionais consagrados

Foram quase três horas de debates, num auditório lotado por alunos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade - Pedagogia e Administração da Universidade Candido Mendes – campus Friburgo, em plena sexta-feira à noite. O primeiro evento do Ciclo de Palestras “Tudo Exige Comunicação” discutiu o “Poder Público na Mídia”, no último dia 27 de março, num verdadeiro bate-papo que teve início às 19h e se estendeu até quase 22h.
Mais de 80 universitários puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer melhor como funciona o trabalho de jornalistas e publicitários especializados nas áreas de Assessoria e consultoria de governos e parlamentar. As jornalistas Ruth Ferreira e Elza Calazans e o publicitário Guilherme di Donato falaram de suas experiências, debateram mercado de trabalho, ética e apresentaram “cases” de sucesso, como a campanha eleitoral do prefeito Heródoto Bento de Mello, comandada pela Groove Comunicação, dirigida por Donato.
Ruth Ferreira falou de sua atuação em assessoria de governos desde 1975, quando começou a trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro. No executivo daquela cidade, atuou em diferentes órgãos e secretarias, tendo implantado departamentos de assessoria de imprensa em vários deles. Ruth falou também sobre a importância da união da categoria, fez um relato da atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, onde é diretora, e alertou os alunos para um novo mercado que se abre para os profissionais de comunicação: as ouvidorias.
A professora e jornalista Elza Calazans, que também tem vasta experiência na área de assessoria de governos, estando à frente da assessoria da Câmara de Vereadores do Rio de janeiro desde 1977, foi a mediadora do debate. O publicitário Guilherme Di Donato, sócio-diretor da Groove Comunicação, falou sobre outros “cases” de sucesso da agência e aprofundou o debate sobre ética na profissão.
O ciclo de palestras foi apresentado pela aluna Juliana Rastrelli Munhe. A cobertura do evento, para veiculação nos programas de televisão e rádio produzidos pelos alunos e no blog da disciplina “Agência de Informação” , ficou a cargo dos alunos Geizon Pinto Correa, Angélica Brust Rangel e Ariadne Araújo. A “escalação” da equipe foi determinada pela coordenadora do curso de Comunicação Social, professora e jornalista Liliane Souzella. “Nossos alunos participaram de todas as atividades organizadas pelo curso, desde o primeiro período, pois também é uma forma de aprendizagem e integração”.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin