quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jornal Mural sobre a Copa





Divulgar as principais informações sobre a Copa do Mundo em tempo real. Este é o novo desafio da Equipe Multimídia de Comunicação da Universidade Candido Mendes. As turmas de Jornalismo e Publicidade irão acompanhar os jogos para divulgar, no campus Friburgo da UCAM, na TV Interna, as principais notícias da Copa.

Para isso, já entraram no clima e montaram um Jornal Mural, no prédio II da UCAM, onde revelam as histórias e curiosidades dos torneios mundiais, expõem a Tabela da Copa e a cobertura dos eventos do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica.

O Jornal Mural, totalmente idealizado e produzido pelos alunos da disciplina eletiva Práticas Multimídias, teve o layout produzido pelos futuros publicitários. O conteúdo informativo ficou a cargo dos alunos de Jornalismo. Trabalhando literalmente em equipe, a turma conseguiu produzir um material que também será veiculado, com os devidos ajustes, na TV Interna do campus Friburgo da UCAM e no blog do curso
Apesar de toda a tecnologia que hoje domina o dia a dia dos alunos e das redes sociais, uma mídia alternativa como o Jornal Mural foi bem aceita tanto pelos integrantes da Equipe Multimídia quanto pelos alunos, professores e funcionários do campus.

Além de textos com a História da Copa, editados em desenhos de bolas de futebol, e curiosidades “apresentadas” pelos mascotes do Ciclo de Palestras criados pelos alunos, o Jornal Mural traz a cobertura dos debates e palestras do Arquibancada Acadêmica e também a tabela da Copa do Mundo, que será atualizada diariamente pelos alunos. Os programas do curso – a Rádio Livre Candido Mendes (que vai ao ar na Nova Friburgo AM) e o Enfoque (transmitido pela TV Zoom) já estão veiculando reportagens e entrevistas sobre futebol e Copa.

E a integração entre disciplinas não pára. No início do semestre, o tema escolhido para ser trabalhado foi a Copa do Mundo, com a idealização do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica e a produção de um jornal sobre futebol, numa turma formada somente por mulheres, na disciplina Jornal Laboratório.

A mesma idéia, coincidentemente, teve o professor Mário Moreira, da disciplina Práticas em Mídia Impressa. E o resultado foi a união dos alunos e muita produção: o jornal impresso, com reportagens e peças publicitárias, está em fase final de produção, em parceria com A VOZ DA SERRA; o campus Friburgo apresenta uma exposição publicitária sobre futebol; o jornal Mural está a todo vapor; semanalmente, as notícias do esporte são veiculadas na rádio.

E, a partir de segunda-feira, os alunos e professores também terão notícias em tempo real sobre futebol e Copa do Mundo na TV Interna do campus e no blog da comunicação.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin