segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vasco da Gama nos debates do Arquibancada Acadêmica



Fotos Jhonata Figueira
Por Dara Bandeira, aluna de Jornalismo da UCAM

O case da recuperação administrativa do time carioca Vasco da Gama foi o principal assunto debatido em mais uma rodada de debates do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, promovido pelo curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo. Desta vez, com a temática ‘Administrando o Esporte’, Carlos Alberto Lancetta, coordenador técnico da Secretaria Especial da Copa 2014 e Rio 2016, contou em detalhes sua larga experiência quando se trata de gestão de esportes.

O evento, que aconteceu no auditório da UCAM, na noite da última sexta-feira, 14 de maio, foi mediado pelo professor do curso de Comunicação Social Sandro Tebaldi, que também fez uma entrevista com o palestrante nos estúdios de televisão da UCAM. O coordenador acadêmico do campus, professor Francisco Assis Barbosa, também compôs a mesa. Os alunos puderam conhecer um pouco do plano de ação para a recuperação do time carioca Vasco da Gama, assim que sua direção mudou, com a eleição de Roberto Dinamite como presidente.




Segundo Lancetta, que foi supervisor de futebol do clube, diversos tópicos deste plano são válidos ao administrar, independente da área. Problemas na área de avaliação do orçamento, saneamento de dívidas de gestões anteriores, organogramas funcionais, reestruturação na parte técnica, planejamento administrativo envolvendo assessoria jurídica e até mesmo a parte de publicidade da marca são fatores decisivos para a reestruturação de empresas, inclusive tratando-se do esporte.

Foram abordados outros esportes, além do futebol, tais como o basquete e o vôlei, utilizando de comparações na área técnica e de preparação física dos atletas. Foi demonstrado como a forma de administração muda de país para país, devido à força que determinado esporte tem nas localidades, dando uma visão mais global ao assunto. Os alunos puderam interagir com o palestrante, fazendo também perguntas relacionadas à Copa, já que Lancetta viaja no mês de junho para África do Sul, como observador da Secretaria Especial.

O ciclo de palestra ainda contará com diversas atrações, focando assuntos ligados aos cursos ministrados no Campus. Na próxima semana, haverá rodada dupla: dia 25, os jornaistas Fernando Bonan e Wanderson Nogueira falam sobre futebol no rádio; no dia 26, o jornalista e humorista SMIGOL, atração do SportTV, participa de um talk show com o professor de Jornalismo André Luiz. E, em junho, no dia 8, o procurador Martinho Neves Miranda fala sobre Direito Desportivo.

O Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica é uma realização da Universidade Candido Mendes com apoio do site Arquibancada Brasil e também do Projeto Talento Cidadão, em parceria jornal A VOZ DA SERRA.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin