sábado, 8 de maio de 2010

UCAM respira futebol


O campus Friburgo da Universidade Candido Mendes já respira futebol. Por iniciativa do curso de Comunicação Social, várias atividades estão sendo realizadas. Além do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, que teve início no dia 29 de abril e prosseguirá até junho, com pelo menos quatro palestras, os futuros jornalistas e publicitários montaram uma exposição sobre futebol, trabalham no layout de um jornal mural que terá edições semanais a partir da segunda quinzena de maio e farão um concurso para escolher o mascote do curso para a Copa 2010.

Na última semana, os alunos da disciplina Mídia Impressa, sob a coordenação do professor e artista plástico Mário Moreira, inauguraram uma exposição sobre futebol. Os futuros publicitários criaram oito peças em formato A3, que estão no corredor de entrada no prédio 2 do campus da UCAM, na Rua Professor Frezze, 38, Vilage. Segundo Mário Moreira, os alunos buscaram uma análise, através da imagem e do texto, dos vários aspectos que envolvem o universo do futebol.








“De maneira lúdica, curiosa, favorável ou crítica, as peças procuram mostrar um olhar renovado sobre o esporte que movimenta massas e emoções”, explicou o artista plástico.

O trabalho faz parte da avaliação da disciplina e será veiculado também no jornal laboratório temático que alunos de Jornalismo estão desenvolvendo com a professora e coordenadora do curso, Liliane Souzella, com reportagens especiais sobre futebol. As pautas, discutidas nos últimos meses, trazem à tona aspectos pitorescos e curiosos envolvendo futebol em Nova Friburgo.

“A idéia foi buscar pautas criativas, diferentes, com histórias e personagens da cidade. E o curioso é que a turma é composta, exclusivamente, por mulheres, que estão participando de todas as etapas da edição do jornal”, explica a coordenadora.

Os alunos da disciplina eletiva Práticas Multimídias, também sob o comando da professora Liliane Souzella, estão atuando na elaboração do layout do jornal mural, que trará, entre outras informações, a tabela completa dos jogos da Copa, os desenhos dos mascotes feitos por alunos de Publicidade, a História das Copas, a cobertura jornalística dos eventos do Arquibancada Acadêmica e, é claro, os resultados dos jogos disputados na África do Sul.

E o programa Rádio Livre Candido Mendes, que vai ao ar às sextas-feiras na Nova Friburgo AM, a partir das 14h10min, também produzido e apresentado pelos alunos de Comunicação, já está veiculando um quadro especial, apresentado pelo aluno Jhonata Figueira, com aspectos curiosos e pitorescos das Copas do Mundo. O futuro jornalista está produzindo, com a equipe do programa de TV Enfoque, também da Candido Mendes, um quadro similar para a televisão.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin