terça-feira, 13 de abril de 2010

Arquibancada Acadêmica na UCAM



O campus Friburgo da Universidade Candido Mendes promove neste semestre o Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, que irá focar temas ligados ao futebol e à Copa do Mundo, de acordo com os cursos de graduação oferecidos na unidade. O objetivo principal é promover um evento interdisciplinar, que atraia alunos das diferentes áreas e também não alunos que tenham interesse no assunto. Gestão, Direito e Jornalismo estão na pauta dos primeiros eventos já confirmados.

Na próxima sexta-feira, 14 de maio, o futebol será debatido sob a ótica da Administração. O coordenador técnico da Secretaria Especial da Copa 2014 e Rio 2016 (Jogos Olímpicos), Carlos Alberto Lancetta, que tem larga experiência na gestão de esportes e já foi supervisor técnico de importantes times do Rio, como Vasco da Gama e Botafogo; além de preparador físico, faz a palestra “Administrando o Esporte”. Lancetta esteve nas Copas do Mundo de 86 e 98, como preparador físico, e viaja em junho para África do Sul, como observador da Secretaria Especial.

No dia 25 de maio, será a vez da Prata da Casa. Os jornalistas Fernando Bonan e Wanderson Nogueira debatem o futebol no rádio, a partir das 19 horas, no auditório. Com larga experiência e já consagrado entre os radialistas, Bonan atua no Sistema Globo de Rádio e na Nova Friburgo AM. Ex-aluno de Jornalismo da Universidade Candido Mendes, Wanderson Nogueira é, hoje, um dos mais atuantes profissionais da Região Serrana, exemplo para os alunos de Comunicação da UCAM. Multimídia, tem programas em rádio, televisão e coluna diária no jornal A VOZ DA SERRA.

No dia 26 de maio, o jornalista e humorista SMIGOL, do SporTVnews, participa de um talk show com o professor de Comunicação da UCAM Niterói/Tijuca, André Luiz Cardoso Lima. SMIGOL começou sua carreira como jornalista na antiga Rádio Cidade, passou pela FM O DIA e OI FM, integrando a equipe do ROCKBOLA, onde ficou durante cinco anos. Fez parte também do PISANDO NA BOLA, no SporTV, e atualmente é repórter do canal, onde apresenta matérias nos programas “SporTVNews” e “Tá na Área”.

Com seu jeito cômico e irreverente, Smigol faz “matérias sinistras”, como ele mesmo diz. Afinal, não é qualquer um que consegue fazer o técnico Dunga rir e muito menos interromper um jogo de pelada para o Romário conceder uma entrevista.

Em 8 de junho, o Direito Desportivo será o tema principal do Arquibancada Acadêmica. Para falar sobre “O Direito no Desporto”, o procurador, advogado e professor Martinho Neves Miranda, autor do livro com o mesmo nome e que esteve na assessoria jurídica do Brasil no último Pan Americano. Miranda é, também, coordenador do curso de pós-graduação em Direito Desportivo da Universidade Candido Mendes.

O Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica é uma realização do Curso de Comunicação Social do campus Friburgo, com apoio do site Arquibancada Brasil e o Projeto Talento Cidadão, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA. O objetivo principal é promover um evento interdisciplinar, que atraia alunos das diferentes áreas e também não alunos que tenham interesse no assunto. Tem entrada franca e é aberto à população. Alunos da Candido Mendes terão direito a quatro horas de atividades complementares por palestra.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin