terça-feira, 16 de março de 2010

Aula Inaugural reúne 700 pessoas no Country Clube


Mais de 700 pessoas lotaram o Salão Nobre do Nova Friburgo Country Clube, na noite da última segunda-feira, dia 15 de março, para assistir à Aula Inaugural do campus Friburgo da Universidade Candido Mendes.

O convidado de honra, deputado federal e ex-Ministro das Comunicações, MIRO TEIXEIRA, falou sobre “Liberdade de Expressão na Construção da Cidadania” para um público formado por professores, alunos e convidados da UCAM. O anfitrião da noite, o pró-reitor de Coordenação e Expansão, professor Alexandre Gazé, abriu o evento.

Alunos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade – Direito, Administração, Ciências Contábeis, Licenciatura em Música e Pedagogia formaram uma platéia eclética que assistiu, atenta, à palestra do deputado federal Miro Teixeira.

De forma dinâmica, ele abordou temas específicos de Jornalismo, mas prendeu a atenção de todos mostrando que o assunto – liberdade de expressão – diz respeito a todas as áreas.

Miro Teixeira defendeu a manutenção dos cursos de graduação na área, lembrando que o diploma, ainda que não mais exigido, de acordo com decisão polêmica do Supremo Tribunal Federal, pode e deve continuar a ser concedido pelas instituições de ensino, tendo em vista a importância da formação universitária para os profissionais que forem atuar com informação.

Miro Teixeira (PDT) é jornalista e advogado. Formado em Direito pela Universidade Candido Mendes, especializou-se em direito penal na Universidade do México. Exerce o nono mandato de deputado federal. Também ocupou o cargo de Ministro das Comunicações em 2003 e 2004. Miro Teixeira é um dos autores da ação do PDT que resultou na revogação da Lei de Imprensa; também apresentou projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de Jornalista.


O pró-reitor da UCAM e professor Alexandre Gazé (acima, com o deputado), que também é jornalista e advogado, ratificou as palavras do deputado federal e lembrou que os temas abordados na Aula Inaugural do campus Friburgo – liberdade de expressão e cidadania – vem sendo maciçamente trabalhados pela centenária Candido Mendes há décadas, pois a Academia entende que a manutenção da democracia e a construção de um País mais justo dependem primordialmente destes dois elementos.

Além dos alunos e professores, várias autoridades e políticos estiveram presentes à Aula Inaugural da Candido Mendes. A mesa oficial foi aberta pelo pró-reitor Alexandre Gazé. Ao seu lado e de Miro Teixeira, estiveram o diretor do campus Friburgo e secretário de Cultura, Roosevelt Concy; o coordenador acadêmico da UCAM Friburgo, Francisco Assis Barbosa; a juíza Hevelize Scher, o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Antonio Batista Filho, que também é professor da UCAM; os vereadores Marcelo Verly e Marcos Medeiros. Como convidado especial, o jornalista Mauricio Gaze, pai do pró-reitor e amigo de Miro Teixeira.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin