segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comunicação e cidadania - novos projetos na UCAM


Três programas de televisão veiculados em emissoras de TV locais, dois programas de rádio, um deles transmitido semanalmente pela Nova Friburgo AM, conteúdo para internet e reportagens especiais publicadas em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA.

Estes são os principais projetos a serem desenvolvidos em 2010 pelos alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade – da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, que inicia o ano letivo apresentando novo estúdio de televisão, com três cenários.

Destaque em 2009, o Projeto Talento Cidadão, também em parceria com AVS, volta com a proposta de campanha publicitária para incentivar o trabalho voluntário: “Dê afeto”.

As novidades serão comandadas pela coordenadora do curso de Comunicação Social, jornalista e professora Liliane Souzella, que responderá pelo núcleo de Práticas de Comunicação Multimídia. A idéia é aprimorar o trabalho que foi realizado em 2009, através das equipes multimídias, formadas pelos alunos, e que ficaram responsáveis pela cobertura jornalística dos principais eventos da cidade – como a Fevest e o Festival de Inverno - e por desenvolver campanhas publicitárias educativas e de conscientização.

E todas as atividades foram realizadas exclusivamente pelos alunos, de todos os períodos, sob a supervisão da coordenadora.

“Em 2009, realizamos um trabalho de reestruturação do curso, valorizando tanto a parte teórica quanto a prática. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver projetos em nossos estúdios desde os primeiros períodos e os resultados foram excelentes. Temos professores com títulos de doutorado, extremamente competentes e atuantes no mercado de trabalho. E abrimos as portas de nossos laboratórios para os alunos, de forma democrática e responsável. Não há restrições. Aqui na Candido Mendes, eles realmente aprendem fazendo”, garantiu Liliane.

Uma das novidades em 2009 foi a disciplina Introdução ao Rádio e à TV, voltada especificamente para alunos de primeiro período, que já iniciaram o curso freqüentando os estúdios e produzindo um programa piloto de rádio que deu origem ao programa Rádio Livre Candido Mendes, que vai ao ar às sextas-feiras à tarde, na Nova Friburgo AM.

Os calouros também foram responsáveis pelo programa Acesso Jovem, veiculado na TVC. E os mais experientes produziram o programa Enfoque, na TV Zoom, em novo formato, com 50 minutos de duração. Agora, em 2010, um terceiro programa – ainda sem nome (a escolha ficará a cargo dos alunos) – será produzido pela turma de Comunicação Social da Candido Mendes.


“A prova do sucesso de nossas atividades é que a grande maioria de nossos alunos – os que se formaram e os que ainda estão estudando – já atua no mercado de trabalho na cidade. Temos alunos em todas as emissoras de TV e nos principais jornais e rádios. Não existe crise ou desemprego para um bom profissional e a prova está aí. Nossa turma da Candido Mendes vem se destacando. Os nossos dois primeiros âncoras do novo programa Enfoque, por exemplo, não ficaram muito tempo no posto – já trabalham como profissionais nas TVs locais e isso nos enche de orgulho”, conta a coordenadora.

O Projeto Talento Cidadão, lançado em parceria com A VOZ DA SERRA, também deu o que falar em 2009 e colocou os alunos de Publicidade em destaque. Foram realizadas campanhas educativas e de conscientização, e um concurso de prevenção de acidentes de trânsito mobilizou toda a unidade. Economia de energia, doação de agasalhos, direção consciente no trânsito e não jogar lixo nas calçadas foram algumas campanhas realizadas.


No final do ano, os alunos produziram o megaevento Showriso APAExonante, um show de rock pop com bandas formadas pelos próprios estudantes que agitou o Teatro Municipal de Nova Friburgo, com renda – brinquedos e caixas de sabão em pó – revertida para a APAE. Para este ano, o projeto vai trabalhar com a questão da doação de afeto, incentivando o trabalho voluntário em hospitais, asilos e orfanatos.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin