terça-feira, 22 de setembro de 2009

Um direito novo para um novo tempo


Dara Bandeira (2° período)

O auditório do Sesc de Nova Friburgo ficou lotado na manhã do último sábado, dia 19, durante a palestra do desembargador e professor titular da Universidade Candido Mendes, Sylvio Capanema. Com a temática ‘Um direito novo para um tempo novo’, o jurista conclamou a platéia a se engajar mais na luta por uma sociedade melhor e destacou a importância do Direito na defesa da cidadania e dos direitos humanos.


A palestra do jurista foi promovida pela Universidade Candido Mendes, campus Friburgo, em comemoração ao convênio que a centenária instituição de ensino firmou com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a realização de cursos preparatórios para o exame de Ordem e de prática forense, com sistema de módulos que permitem ao aluno continuar a estudar após os cursos para obter titulação de pós-graduação lato sensu.

Sylvio, que leciona há 43 anos ininterruptos na Candido Mendes, falou sobre as mudanças na Constituição ao longo das décadas. Ele explicou aos alunos e advogados que lotavam o auditório a importância da educação permanente, afirmando que, em todo o seu tempo de atuação como advogado, nunca pôde deixar de estudar.


“Sendo o direito um produto de uma sociedade em constante modificação, a profissão não permite o marasmo intelectual que se via na década de 60, quando me formei. Há sim, um direito que merece ser revisto e reformulado sempre que se fizer necessário, vê-se um campo vasto de atuação o qual merece um cuidado especial por parte daqueles que o estudam, e são, acima de tudo, amantes do que fazem”, explicou.


Capanema incentivou os ouvintes a permanecerem lutando para uma sociedade menos corrupta e por um direito cada dia mais inspirado em princípios lógicos e fundamentais que regem o comportamento humano. Com propriedade citou alguns artigos da Constituição, respondeu as questões propostas sobre jurisprudência e constituições passadas.


Em entrevista exclusiva, o desembargador comentou sobre a importância da parceria da Universidade Candido Mendes com a OAB e os benefícios que ela acarretará para a cidade de uma forma geral. Citou também sua admiração pela cidade e a forma com que o ambiente estudantil da universidade se firmou e se fez notável.


Nacionalmente conhecido e uma grande quantidade de admiradores, Sylvio surpreendeu os ouvintes com seu carisma e com o seu amor para com a profissão. Mostrou acreditar que as próximas gerações terão um direito mais justo e eloqüente, basta que todos, sem exceção, sonhem e ajam para que exista uma mudança significativa do setor.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin