quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana Nacional de Trânsito em Nova Friburgo



A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Força Tarefa de Ordem Urbana e Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), inicia, na próxima sexta-feira, 18, os eventos da Semana Nacional de Trânsito em Nova Friburgo. Em todo o País, serão realizadas atividades relativas à programação, cuja campanha nacional é de conscientização para a redução de acidentes.

Este ano, o tema é Educação. Em Nova Friburgo, foi escolhido o slogan ‘Educação no Trânsito – Uma via de mão dupla’. E o município de Nova Friburgo sai na frente, já que o prefeito Heródoto Bento de Mello determinou que todas as escolas da rede municipal implantassem, até o início de 2010, o ensino de trânsito em sua grade obrigatória.

Várias atividades serão realizadas em Nova Friburgo na semana de 18 a 25 de setembro, com destaques para o ‘Domingo sem Carro’, no dia 20, e para a ‘Caminhada pela Paz no Trânsito’, no dia 25. Estão programadas blitzes educativas nos sete dias da campanha, além de visitas de estudantes à Mini Cidade do trânsito, um projeto de sucesso, realizado em parceria pela Autran, Polícia Militar e Rota 116.

‘Domingo sem Carro’ e ‘Caminhada pela Paz’

As atividades terão início na sexta-feira, dia 18, com a solenidade de abertura, a partir das 9h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NF), quando será detalhada a programação. Serão empossados um superintendente mirim da Autran, para atuar durante os sete dias da Semana, e agentes mirins de trânsito, indicados pela rede municipal de ensino. Será realizada uma mesa de debates sobre a violência no trânsito, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O superintendente da Concessionária Rota 116, David Augusto Barbosa, falará sobre educação e meio ambiente.

Ainda na sexta-feira, terão início as blitzes educativas, com distribuição de brindes e folhetos que fazem referência às principais regras de trânsito, tanto para pedestres quanto motoristas, motociclistas e ciclistas. De 21 a 24 de setembro, haverá visitas diárias à Mini Cidade do Trânsito, um projeto premiado e desenvolvido pelo 11° Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Autran e a Rota 116. As escolas participantes destas atividades já foram escolhidas, a partir de solicitações feitas à Autran. As crianças receberão orientações teóricas e práticas sobre as leis de trânsito, ganharão brindes e farão um lanche na Mini Cidade.

Coronel ressalta iniciativa do ensino de trânsito nas escolas

No dia 20 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito realiza o ‘ Domingo sem carro’, com manhã de atividades recreativas e educativas na praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, a partir das 9 horas. Haverá brincadeiras, recreadores, distribuição de brindes, instalação da Mini Cidade móvel de trânsito da Autran, para que as crianças possam andar de bicicleta.

O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte (Sest/Senat) instalarão uma Tenda Social, para aferição de pressão e medição da taxa de glicose. Às 11 horas, haverá um passeio ciclístico, aberto à comunidade, sob a orientação dos agentes da Autarquia de Trânsito.

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Nova Friburgo será realizado no dia 25, às 14 horas, com uma caminhada pela paz, na avenida Alberto Braune, com concentração na praça Dermeval Barbosa Moreira. O comandante da Força Tarefa de Ordem Urbana, cel. Hudson, superintendente da Autran, destacou a importância da participação de todos nas atividades da Semana Nacional de Trânsito, frisando o apoio da iniciativa privada para a concretização dos eventos, de caráter educativo.

“Cada vez mais, a população de Nova Friburgo está entendendo que a conscientização de todos é primordial para um trânsito mais seguro. E a educação é o caminho mais correto para que possamos poupar vidas e reduzir a violência nas ruas e estradas de nossa região”, afirmou, elogiando a iniciativa do prefeito Heródoto Bento de Mello em tornar obrigatório o ensino das regras de trânsito nas escolas da rede pública.

“Vemos na iniciativa do prefeito Heródoto um grande exemplo de que podemos fazer de nossa cidade um local mais seguro, onde nossos jovens possam circular sem o medo de um trânsito violento. E a secretária de Educação, professora Ledir Porto, está se empenhando nesta tarefa e nós, da Autran, estamos dando todo o apoio no sentido de que nossas crianças sejam orientadas para respeitar o trânsito, e respeitar a vida”, afirmou.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin