sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Passa lá no meu blog!

Por Wllysses d´Ávila

O blog é uma palavra que surgiu da contração de Web Log. Trata-se de um site com uma estrutura e organização simplificada com a proposta de ser utilizado por todos que desejarem. Inicialmente criado para ser um diário virtual, os blogs ganharam uma utilização mais abrangente por parte dos usuários com informações temáticas, opiniões, e as mais diversas políticas em seus artigos chamados de “posts”. Hoje a maioria dos grandes portais de notícia incentiva os colunistas e jornalistas a escrevem um blog e disponibilizam esse conteúdo aos leitores.

Os blogs já fazem parte dos conteúdos mais visitados na internet, com assuntos que fogem dos tradicionais dados pelos grandes veículos de notícias e suas linguagens rígidas e padronizadas. A utilização dessa ferramenta dispensa o conhecimento de linguagens mais complexas para disponibilização de conteúdos na internet, e essa informalidade acaba aproximando o leitor de quem escreve o blog, o que pode ser a principal razão de tanto sucesso. Muitos sites disponibilizam hospedagem gratuita dos blogs aumentando ainda mais a popularidade da ferramenta.
Em uma rápida pesquisa na web encontramos vários grupos de blogueiros reunidos por interesses e assuntos. Os temas variam entre religião, cinema, sexo e tudo mais o que a criatividade permitir. A União dos Blogueiros Evangélicos - http://ubeblog.ning.com/ - disponibiliza programações e reúne outros sites em torno do segmento religioso, já a sociedade brasileira dos blogueiros cinéfilos - http://blogueiroscinefilos.blogspot.com/ - reúne os melhores conteúdos informais sobre a sétima arte. Os alunos de comunicação social da Universidade Candido Mendes campus Nova Friburgo usam o blog - http://candidomendes-inf.blogspot - para praticar o que aprendem em sala de aula.
A utilização dos blogs tem tantos adeptos que acabou gerando blogs voltados para o público dos próprios blogueiros, “Saiba como criar um blog de sucesso em 12 meses” é uma das muitas matérias que tentam vender para o público criador de conteúdo alternativo na web. “O que significa ter um blog de sucesso” é o que tenta explicar outro site voltado ao mesmo público. Os blogueiros, além de uma comunidade que cria conteúdo de informação e entretenimento, são também vistos como uma demanda pelo mercado.

Alguns anônimos encontram nos blogs a oportunidade de se projetarem para a fama, como a garota de programa mais famosa do Brasil, Bruna Surfistinha, que partiu do blog direto para sucesso de vendas em livros, entrevistas em programas de televisão, revistas e agora vai ter sua história contada nos cinemas. Edney Sousa é um dos brasileiros mais seguidos no micro-blog twitter, deixando a maioria das celebridades para trás, tanto que seu site o http://www.interney.net já foi indicado por grandes veículos para aqueles que desejam aprender utilizar as ferramentas do próprio twitter.

Os furos de notícia, tão perseguidos pelos veículos no passado, são hoje habitualmente dados pelos sites e mais freqüentemente ainda pelos blogs, devido à facilidade em divulgar as notícias, que podem ser postadas até mesmo pelo telefone celular, e a informalidade, que dá dinâmica e agilidade na hora de divulgar um acontecimento. O blog TMZ do jornalista Harvey Levin mobilizou toda imprensa mundial esse ano, o motivo foi que o blog anunciou primeiro que toda a mídia do mundo a morte de Michael Jackson.

Uma boa maneira de conhecer os melhores blogs do Brasil é através da seleção feita pelo site VejaBlog - http://www.vejablog.com.br/ - que reúne os endereços divididos por assunto e os destaques da semana, além é claro de oferecer aplicativos para os incrementar os blogs. O melhor é que se trata de uma tecnologia disponível para qualquer um que deseje criar sua página na internet, revela muito talentos e mostra a realidade e criatividade de pessoas ao redor do mundo, que se não fosse os blogs, talvez não pudéssemos jamais conhecer.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin