segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Friburgo realiza conferência de comunicação

A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro estará representada na Conferência Estadual de Comunicação, a se realizar em outubro, por delegados dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Carmo e Santa Maria Madalena. A escolha dos representantes aconteceu no último sábado, 29 de agosto, durante a I Conferência Municipal/Regional de Comunicação da Região Serrana, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. O evento, que teve a chancela das Secretarias Municipais de Comunicação Social e de Assistência Social, foi organizado pelo Centro de Referência da Mulher, e lotou o plenário da Câmara.

A conferência regional foi aberta pelo prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello, que apresentou os principais projetos para alavancar o turismo no município e destacou a importância dos meios de comunicação para o desenvolvimento econômico e social da região. “O mundo pertence a quem se atreve”, afirmou o prefeito, ao enfatizar a necessidade de que todos ajudem a divulgar o potencial do município como o primeiro Município-Parque do mundo.

Na Mesa de abertura da conferência, o secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland, destacou o pioneirismo de Nova Friburgo na área da Imprensa, lembrando que o primeiro veículo de comunicação surgiu no município em 1881. Líder do governo na Câmara, o vereador Marcelo Verly também falou sobre a importância do evento, destacando o tema principal: “Meios para construção de direitos e cidadania na era digital”.
Também na Mesa, a responsável pelo Centro de Referência da Mulher, Eliana Polo; e a jornalista Liliane Souzella, assessora de Comunicação da Força Tarefa de Ordem Urbana da Prefeitura de Nova Friburgo e coordenadora do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes, que presidiu a conferência.

Como palestrante, o professor da UFRJ, Marcos Dantas, ressaltou a importância da conferência de comunicação e falou sobre a trajetória e evolução tecnológica no setor no século XX, no Brasil. O pedagogo Evandro Rocha, pedagogo formado pela Universidade Candido Mendes e que atualmente atua na Associação Nacional das Rádios Públicas, destacou a necessidade da mobilização popular como instrumento importante para a democratização dos espaços nos veículos de comunicação.

A jornalista Claudia Abreu, que integra o movimento Ética na TV, fez duras críticas à publicidade direcionada ao público infantil, mostrou dados alarmantes sobre a influência negativa da televisão sobre as crianças e lembrou a importância de que a população participe ativamente das discussões envolvendo os novos rumos da Comunicação. A psicóloga Noeli Godoy também destacou a necessidade de que o espaço nos meios de comunicação seja, de fato, democratizado, para que as camadas populares tenham acesso à informação e voz nas suas reivindicações.

Atenta aos debates, a platéia formulou várias perguntas aos palestrantes, e o tempo acabou sendo curto para que todos pudessem participar. Presidindo a conferência, a jornalista Liliane Souzella colocou o campus Friburgo da Universidade Candido Mendes à disposição dos organizadores da conferência para que as discussões pudessem ser estendidas, em outra ocasião, a fim não apenas de que os presentes tivessem a oportunidade de esclarecer outros pontos, mas também com a intenção de atrair os jovens para as discussões sobre os rumos da comunicação no País.

À tarde, foi aprovado o Regimento Interno da Conferência Regional de Comunicação da Região Serrana e formaram-se grupos de trabalho para discutir os temas escolhidos previamente pela comissão organizadora: Comunicação, Cultura e Princípios dos Direitos Humanos; Controle social, comunicação pública, comunitária e livre – rádios e TVs comunitárias – formação de redes; Políticas públicas locais de comunicação e formação dos conselhos de comunicação; Convergência Digital e Inclusão.
Após a elaboração e apresentação das propostas a serem encaminhadas à conferência estadual, os conferencistas realizaram a votação dos delegados que representarão a região neste encontro. Foram escolhidos delegados de Nova Friburgo, Teresópolis, Carmo e Santa Maria Madalena.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin