quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conferência de Comunicação em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo está convocando toda a comunidade a participar da 1ª Conferência Municipal/Regional de Comunicação da Região Serrana, que será realizada neste sábado, 29, na Câmara Municipal. Como cidade sede do evento, Nova Friburgo congrega 14 municípios da região, reunindo empresas de comunicação, profissionais da área e representantes do governo.

Organizada pelo Centro de Referência da Mulher (Crem), a conferência vai discutir temas como comunicação, cultura e princípios dos direitos humanos; controle social e comunicação pública comunitária e livre (rádios e TVs comunitárias); formação de redes; políticas públicas locais de comunicação (financiamento, gestão, produção, difusão e acesso), e inclusão digital.

Participam como conferencistas os professores José Soter (presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) e Marcos Dantas (docente da UFRJ e membro da comissão estadual da 1ª Conferência de Comunicação), a jornalista Claudia Abreu e a psicóloga Noeli Godoy.

As inscrições podem ser feitas até às 10h do dia 29 na própria Câmara (rua Doutor Farinha Filho, nº 50). Para se inscrever como delegado na conferência, é necessária carta de apresentação da entidade a qual pertence.

Depois da exposição dos temas - definidos pela comissão nacional da 1ª Conferência de Comunicação, formada por representantes da sociedade civil e do governo -, seguida da rodada de perguntas, serão formados os grupos de trabalho para discutir as questões levantadas durante a conferência. No final, os 30 delegados de Nova Friburgo (20% da área governamental) vão votar as ações que deverão fazer parte de um plano de políticas públicas de comunicação no Brasil.

Segundo a coordenadora do Crem, Eliana Polo, o objetivo é levar, até 8 de setembro, o relatório final do evento para os representantes da comissão estadual. Os delegados de Nova Friburgo vão votar na Conferência Estadual de Comunicação que acontecerá em outubro, no Rio de Janeiro, reunindo 400 representantes. Posteriormente, os 400 delegados estaduais vão votar em Brasília na conferência nacional, que deve reunir cerca de dois mil delegados dias 1, 2 e 3 de dezembro.

A 1ª Conferência Municipal/Regional de Comunicação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu as flores para o evento, do Banco do Brasil, que disponibilizou pastas, canetas e blocos, e do Superpão e Bramil, encarregados do coffee break, além do suporte logístico das Secretarias de Comunicação Social de Nova Friburgo e de Teresópolis.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin