sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Capacitação da Guarda Municipal

Cerca de 80 guardas municipais de Nova Friburgo participaram, esta semana, de um treinamento intensivo de técnicas de abordagem e uso progressivo da força, numa parceria entre a Força Tarefa de Ordem Urbana e o 11° Batalhão de Polícia Militar. Por determinação do cel. Hudson de Aguiar Miranda, superintendente da Autran e comandante da Força Tarefa, a Guarda Municipal está intensificando os cursos de capacitação de seus agentes.


Durante quatro dias, grupos de 20 guardas – todos voluntários – passaram a manhã no batalhão da PM, em aulas teóricas e práticas de abordagem. Eles aprenderam técnicas para imobilização, revistas de suspeitos, através da utilização progressiva da força. Também receberam informações sobre utilização de armamento não letal, que a Força Tarefa pretende implantar no município.


Na área específica de segurança, os guardas também serão convidados a fazer treinamento com os homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Bope), em cursos específicos a serem realizados no município do Rio. Segundo o comandante da Guarda Municipal, capitão bombeiro Alexandre Pitaluga, a parceria para o curso já foi realizada e faltam apenas ajustar alguns detalhes de logística dos agentes, como transporte, hospedagem e alimentação.


Recentemente, através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, cerca de 50 guardas fizeram cursos de proteção patrimonial e comunitária, que inclui combate a incêndio e primeiros socorros, além de um treinamento específico de combate a incêndio florestal. Nesta área, também já está acertada a capacitação dos guardas com o Instituto Estadual de Meio Ambiente, a se realizar no município de Cachoeiras de Macacu.

O capitão Pitaluga explicou que os treinamentos estão sendo acertados em parcerias sem custos para a Guarda e a adesão é voluntária. Com a capacitação, serão criadas divisões especiais dentro da corporação, para que a Guarda possa prestar um serviço personalizado em diferentes setores, como turismo, área florestal, educacional, entre outras.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin