segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nova Friburgo realiza I Conferência de Segurança Pública



A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Força Tarefa de Ordem Urbana, vai realizar a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - COMUNISEG, no dia 25 de julho, na Casa Suíça de Nova Friburgo. O evento, que tem à frente o comandante da Força Tarefa, cel. Hudson de Aguiar Miranda, vai reunir representantes dos governos federal e estadual na área de segurança e entidades da sociedade civil organizada que atuam no setor. A COMUNISEG é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Segurança Pública, a se realizar em agosto, em Brasília.


Estão confirmados, como palestrantes, o comandante geral da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Mario Sérgio Brito Duarte; a socióloga Luciane Patrício, representante do Ministério da Justiça, assessora especial da Coordenação Executiva da conferência nacional; o subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major PM Wilman Renê; o major PM Fabio de Sá Romeo, da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar.


Também farão palestras os antropólogos Rubem Cesar, do Viva Rio; e Ana Paula de Miranda, da Universidade Federal Fluminense e blogueira do Extra; o sociólogo Cezar Honorato, do Observatório Urbana, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); e os jornalistas especializados em segurança Jorge Antonio Barros (subeditor de O Globo e autor do blog Repórter de Crime), João Antonio Barros (repórter de O DIA) e Raphael Gomide (repórter da Folha de São Paulo).


A COMUNISEG vai debater assuntos relacionados à conferência nacional. As discussões irão girar em torno de financiamento e gestão de segurança, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social do crime e o papel da Imprensa na cobertura de segurança. O cel Hudson de Aguiar Miranda irá apresentar o 1° Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Paz de Nova Friburgo.


A abertura da I Conferência Municipal de Segurança Pública de Nova Friburgo ficará a cargo do prefeito Heródoto Bento de Mello, às 9 horas. Em seguida, o cel. Hudson de Aguiar Miranda fará a apresentação do Plano de Segurança e do Texto-Base da conferência nacional. Às 10h30min, a socióloga Luciane Patrício, representante do Ministério da Justiça, irá proferir palestra sobre “Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança”.


À tarde, às 13h30min, a programação terá início a mesa de debates sobre “Repressão Qualificada da Criminalidade”, que contará com a presença do comandante geral da PM, do subcomandante do BOPE e do representante do Serviço Reservado da PM. A mesa será mediada pelo major PM Eduardo Vaz Castelano, consultor voluntário da Força Tarefa de Ordem Urbana de Nova Friburgo.


Às 15h, a “Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Paz” terá como debatedores os representantes do Viva Rio e do Observatório Urbano, da Uerj. O debate será mediado pelo sociólogo Filipe Honorato, do Instituto Universitário de Políticas de Segurança e Ciências Policiais (IUPOL), da Universidade Candido Mendes.


A última palestra da conferência irá debater a Imprensa, com os jornalistas especializados em segurança. Eles debaterão “O Papel da Imprensa na Segurança Pública”. A antropóloga da Universidade Federal Fluminense, Ana Paula de Miranda, que é colaboradora do blog de segurança Casos de Polícia, do jornal EXTRA, irá mediar as discussões.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin