domingo, 14 de junho de 2009

Segurança no trabalho

Camila Titoneli Emerich
Gutemberg Soares
7º Período de Comunicação Social


Você já se perguntou o que é Segurança do Trabalho? Em entrevista com o aluno Hugo Ferreira, do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho – em fase de conclusão - e com o técnico de segurança Wanderson Pinheiro, encontramos a resposta: Segurança do Trabalho é o conjunto de normas e/ou ações que visam preservar a vida do trabalhador na execução do seu serviço. Em síntese, é garantir que o trabalhador possa trabalhar de maneira segura, evitando ao máximo a ocorrência de acidentes.

A portaria 3.714 de 1978 do Ministério do Trabalho e várias outras portarias, editaram o que conhecemos como Normas Regulamentadoras, que são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Hoje, são 33 normas que ditam regras a serem seguidas nos trabalhos e que tem sua existência jurídica assegurada.

Existem outros documentos complementares como instruções normativas do INSS, Convenções da Organização Internacional do Trabalho, Normas Brasileiras da ABNT-NBR, que contribuem para a preservação da vida do trabalhador. Apesar disso, os técnicos afirmam que cerca de 80% das empresas nacionais não têm conhecimento destas normas.

No Brasil, a cultura da segurança ainda é considerada nova. Algumas empresas já praticam há algum tempo, mas somente a partir da década de 90,recebeu atenção dos profissionais e empresários e foi colocada em prática.Mas ainda é um ponto que merece atenção dos administradores e profissionais de recursos humanos para que as empresas passes a investir mais em políticas e projetos de segurança no trabalho que é tão importante como, por exemplo, adquirir novos equipamentos e máquinas industriais.Para Hugo Leonardo,o empregador precisa entender que segurança e medicina do trabalho não são gastos ou despesas, mas sim investimentos.

Em 2007, segundo dados de uma pesquisa realizada pelos alunos do Curso de Técnico em Segurança, em nível nacional, foram registrados 653.090 acidentes do Trabalho, sendo 363.953 só na Região Sudeste. Os maiores acidentados são homens com idade entre 20 e 24 anos. Em Nova Friburgo no mesmo ano, houve 370 acidentes do trabalho que resultaram em seis óbitos.

Nova Friburgo pode melhorar esta estatística. Para tanto, é necessário que o empresariado tenha em mente que segurança do trabalho é uma mão amiga da empresa, é necessária e faz aumentar os negócios através das melhorias que proporciona. A segurança do trabalho é feita, principalmente, pelos funcionários. Se eles não utilizarem as ferramentas que o empregador coloca à disposição, estes dados tendem a aumentar.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin