sexta-feira, 19 de junho de 2009

Organizações Globo defendem ensino superior de Jornalismo

Texto extraído do G1
O vice-presidente das Organizações Globo e presidente do Conselho Editorial do grupo, João Roberto Marinho, divulgou nota, nesta quinta, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo.

Na mensagem, ele afirma que a decisão do Supremo é bem-vinda, porque atesta a legalidade de uma situação que órgãos de imprensa vivem há anos: a de ter, em suas equipes, especialistas em outras áreas, com talento reconhecido e sem diploma de jornalista, mas assegura que nada mudará para as Organizações Globo, quaisquer que sejam as interpretações sobre a decisão do Supremo.

João Roberto Marinho reconhece como fundamental o trabalho das escolas de Comunicação Social no Brasil e afirma que as Organizações Globo continuarão a buscar nelas seus profissionais de jornalismo. Ele observa que essas escolas são os melhores centros de difusão das técnicas e dos conhecimentos necessários para jornalistas exerçam bem suas atribuições e conclui:

"Essa crença nunca esteve em conflito com a nossa postura de buscar especialistas de outras áreas que possam enriquecer nossos jornais, revistas, programas jornalísticos em rádio e TV e sites da internet. A decisão do Supremo Tribunal Federal apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”.

1 comentários:

Renan Barreto disse...

Pera aí! O negócio é pior do que imaginei então. Usar alguém de outra área para falar sobre um assunto específico é uma coisa, agora transformar uma pessoa em jornalista da noite pro dia só porque escreve bonitinho é Esculhambação da informação e não democratização.

Essa prática é antiga, sei disso, mas não deveria ser ratificada dessa forma. Colunistas de outras áreas sempre iriam existir, mas RIDICULARIZAR o jornalista é algo que me revolta. O jornalista é um profissional que tem como dever ter uma visão cosmopolita do mundo! Na faculdade não se aprende só lide não!!!

O Gilmar Mendes (o cara que tem capangas como o Joaquim Barbosa disse) comparou o jornalista a costureiras e cozinheiros. Não estou dizendo que são profissões inferiores, todas as profissões são dignas, mas comparar uma profissão que HÁ NECESSIDADE de ter um nível superior com profissões que não precisam é de uma leviandade tremenda. Então, vamos acabar com a faculdade de direito porque eu sei me defender sozinho... (mentalidade retrógrada e imbecil).

Profissionais de outras áreas que queiram escrever em jornais PRECISAM fazer pós em jornalismo e ponto final (embora eu gostaria de ter escrito reticências).

Ser jornalista é estudar algo diferente todos os dias e não simplesmente escrever qualquer coisa no jornal...


http://melhoropiniao.blogspot.com

Blog Widget by LinkWithin