sábado, 20 de junho de 2009

Imprensa que eu gamo

Essa é uma visão retrógrada da profissão, que hoje tem curso universitário e a não exigência do diploma deve ser revista! Eu não vou à faculdade pra ficar de sacanagem, vou pra estudar: ÉTICA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ECONOMIA, HISTÓRIA GERAL, FILOSOFIA, TEORIA DA COMUNICAÇÃO, e mais um monte de matérias importantes para um profissional que tem a OBRIGAÇÃO de ter uma VISÃO COSMOPOLITA do mundo e da vida. Alguém que nunca sentou num banco de universidade para estudar comunicação nunca saberia o que isso quer dizer.


Por Renan Barreto (aluno de Jornalismo da Universidade Candido Mendes de Niterói)







O título é engraçadinho, mas o assunto é sério. Hoje estou com ódio no coração e dando patadas e coices em qualquer um que me venha dar bom dia. Para quem pensou que eu iria falar das peripécias do nobre Gilmar Mendes e seus comparsas estava... Certíssimo!!! O dia 17 de junho marcou o Brasil de várias formas: O Bussunda morreu, eu nasci e o Senado acabou com a exigência do diploma para a profissão de jornalista... Ou seja, nada de bom acontece nesse dia.

Bem, vamos ao que aconteceu no dia 17: Haviam 9 ministros presentes sendo que 8 OITO!!!!!!! Seguiram o voto do relator... Quem? Isso mesmo... GILMAR MENDES. Guardem esse nome. Ele é um dos responsáveis por menosprezar a profissão do jornalista e comparou-nos a costureiras e cozinheiros. Não estou menosprezando essas profissões, por favor, mas comparar áreas tão distintas é coisa de gente IMBECIL, gente BURRA, gente que é frustrado por não ter capacidade suficiente de escrever uma matéria.


Essa é uma visão retrógrada da profissão, que hoje tem curso universitário e a não exigência do diploma deve ser revista! Eu não vou à faculdade pra ficar de sacanagem, vou pra estudar: ÉTICA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ECONOMIA, HISTÓRIA GERAL, FILOSOFIA, TEORIA DA COMUNICAÇÃO, e mais um monte de matérias importantes para um profissional que tem a OBRIGAÇÃO de ter uma VISÃO COSMOPOLITA do mundo e da vida. Alguém que nunca sentou num banco de universidade para estudar comunicação nunca saberia o que isso quer dizer.

A sociedade não aprovou a decisão, ninguém gostou de saber que umas das profissões mais importantes da sociedade fora transformada em chacota. Fazer piada na TV e falar de famosos qualquer um pode fazer, mas saber o que é ética no jornalismo, estudar a vida em sociedade e conseguir montar um texto explicando de uma forma que qualquer um consiga entender... Me desculpem, mas só o JORNALISTA consegue. E não é dom não... É suor, é transpiração, é força de vontade, é trabalho, é acordar 5 da manhã sem saber a hora que vai voltar. Ser jornalista não é querer fama ou aparecer na TV é muito mais que isso... É mudar a sociedade e o mundo, mostrando o que é a realidade, é mostrar ao cidadão comum que os dePUTAdos e MINISTROS pouco se lixam para suas opiniões. Até porque esses deputados e senadores nem sabem o que quer dizer opinião pública porque acham que ela é a imprensa.

São 200 ANOS de imprensa no Brasil. 200 anos é muita coisa! O jornalista sempre foi temido pelos homens do poder, porque somos NÓS JORNALISTAS que temos a obrigação de mostrar o que acontece por baixo dos panos imundos do senado! Somos nós que mostramos que os políticos sujos usam nossos dinheiros desviados de impostos medíocres e inúteis para comprar castelos medievais! Pelo humor como o CQC (que infelizmente só ouvi falar, mas vou ver no youtube); pela realidade crua como os enviados a guerra; pela tristeza mostrada nas matérias sobre a fome no Brasil devido a IRRESPONSABILIDADE do governo e inoperância dos ÓRGÃOS PÚBLICOS feita pelo grande jornalista Marcelo Canellas; pela prestação de serviço muito vista nas rádios. Então, me digam? Quanto vale um profissional que tem o DEVER de mostrar ao público o que é a realidade? Quanto vale um profissional que perde noites de sono e não vê seus filhos crescerem porque tem que levar à sociedade as notícias diárias? Você prefere ler o que um Zé ninguém que acha que escreve bem no jornal ou uma pessoa que passou quatro anos da vida dentro de uma universidade estudando o sistema inteiro do jornalismo? Já que eu não preciso ser jornalista formado na universidade então, eu não preciso de advogado para me defender, afinal... Eu sei falar por mim, não é mesmo? Mentalidade de gente retardada.

No passado, os jornalistas eram os letrados, os advogados, engenheiros, mas os tempos mudaram... No início do século XX o jornalismo era algo totalmente diferente. Era quase literatura, escrever um livro de ficção basta ter boa imaginação e saber escrever, mas contextualizar a realidade é necessário uma base teórica muito grande e que só se aprende na universidade. Na época de Dom Pedro, ele proibia a impressão de qualquer coisa, mas por saber a importância da imprensa que ele trouxe consigo uma gráfica completa (tinha até impressora a laser e scanner rsrs). Quem fosse pego imprimindo algo era preso, tanto é que o primeiro jornal brasileiro era distribuído na Inglaterra (se não me falha a memória, era o Correio Brasiliense). Ahhh... Uma pessoa que não estudou história da comunicação nunca saberia de detalhes assim...

Os ministros estão confundindo DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO com ESCULHAMBAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Eu já disse várias vezes, ter um texto publicado não qualifica ninguém como jornalista. E o fato de alguns escreverem para jornais com artigos não significa que são jornalistas. O profissional de comunicação está aí para prestar um serviço à sociedade que um médico, um advogado, um engenheiro nunca entenderão se nunca tiverem ido estudar jornalismo. Acham que ir para a redação e descobrir que você vai fazer uma matéria sobre alguma doença, guerra, morte, atropelamento e ainda contextualizar para o leitor é fácil? Temos que estudar todos os dias sem parar até morrer!!!! Não somos pessoas que escrevemos apenas “bonitinho”...

Que país é esse?! Renato Russo já dizia:

Que país é esse? (...) No Senado/ Sujeira pra todo lado/ Ninguém respeita a constituição/ Mas todos a creditam no futuro da nação/ QUE PAÍS É ESSE?!

Da nação? Uma nação assim tem que se danar mesmo... Afinal, se nos calarmos, a ditadura e a escuridão voltarão e a democracia voltará a ser coisa do demônio. Mas ainda acho que as grandes empresas de comunicação vão fazer seus próprios processos de seleção privilegiando os portadores de diplomas.

PP (post post): Só no BRASIL mesmo que se leva em consideração o que uma pessoa que ANDA COM CAPANGAS diz!!!!

PP2: JOGADA POLÍTICA #UDIDA! Privilegiar a quem? A quem?

PP3: Sabe o que é isso? Fruto de uma juventude não politizada suficiente para chegar e meter a cara, mostrando o que está de errado no país!

PP4: Retirado do G1 "O vice-presidente das Organizações Globo e presidente do Conselho Editorial do grupo, João Roberto Marinho, divulgou nota, nesta quinta, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo.

Na mensagem, ele afirma que a decisão do Supremo é bem-vinda, porque atesta a legalidade de uma situação que órgãos de imprensa vivem há anos: a de ter, em suas equipes, especialistas em outras áreas, com talento reconhecido e sem diploma de jornalista, mas assegura que nada mudará para as Organizações Globo, quaisquer que sejam as interpretações sobre a decisão do Supremo.

João Roberto Marinho reconhece como fundamental o trabalho das escolas de Comunicação Social no Brasil e afirma que as Organizações Globo continuarão a buscar nelas seus profissionais de jornalismo. Ele observa que essas escolas são os melhores centros de difusão das técnicas e dos conhecimentos necessários para jornalistas exerçam bem suas atribuições e conclui:

"Essa crença nunca esteve em conflito com a nossa postura de buscar especialistas de outras áreas que possam enriquecer nossos jornais, revistas, programas jornalísticos em rádio e TV e sites da internet. A decisão do Supremo Tribunal Federal apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”.

PP5: O pior é que os meios de comunicação usaram isso para derrubar o fato de não colocarem quem quisessem na área... Isso me foi um tiro no peito...

Renan Barreto diz para guardar essa informação: O voto do relator (Gilmar Mendes)foi seguido pelos Ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Helen Gracie, Cezar Peluso e Celso de Mello. O Ministro Marco Aurélio de Melo votou pela permanência da exigência do diploma. Os Ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin