sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estréia na TVC o programa Acesso Jovem

Por Joyce Santiago (6º período)
Estréia neste sábado, às 10 horas, na TVC, o programa Acesso Jovem, produzido e apresentado, em sua maioria, pelos alunos do primeiro período do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes. A partir de uma disciplina eletiva, não obrigatória na grade curricular, a Universidade resolveu mesclar conhecimento e prática, já no primeiro contato dos alunos com a vida acadêmica.

O Acesso Jovem é um grande bate papo entre os alunos e convidados. O formato buscou a simplicidade, justamente para que os alunos pudessem se ambientar com câmeras, cenários e a função de entrevistadores de forma natural. O programa será temático, dividido em três blocos, sendo dois de entrevistas e um de debates entre os calouros.

Na estréia, o assunto em debate será esporte. A apresentação ficará a cargo dos alunos Vitor Martins e Duda Emmerick, ambos do primeiro período. Música, Saúde, Sexo, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente são os próximos da pauta.
A atração tem a proposta de levar aos telespectadores um jornalismo diferente, mais dinâmico e descontraído, mas sem perder a responsabilidade de passar a informação ao público de forma correta. Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social da Candido Mendes de Friburgo, jornalista e professora Liliane Souzella, os alunos chegam com muita vontade de aprender.

“As grades dos cursos de Jornalismo e de Publicidade são montadas de forma a privilegiar tanto as disciplinas teóricas quanto as práticas, levando-se em conta que, num primeiro momento, a teoria deve se antecipar para dar ao aluno o embasamento necessário para atuar. Como a motivação é muito grande e eles chegam com muitas idéias, resolvemos mesclar, neste novo projeto, alguns alunos já considerados veteranos e os calouros, pois a troca de experiências e motivações é fundamental para termos uma equipe capaz de produzir bons programas,” explica a coordenadora.

A implantação do projeto foi uma conseqüência dos bons resultados alcançados com o projeto inicial, o programa de TV Enfoque, que vai ao ar na TV Focus há quase um ano e também está sendo veiculado na TV Zoom. Os alunos são responsáveis por todo o programa, desde a escolha das pautas e produção até a edição das matérias.
“Todos aprendem com os erros, os acertos, os problemas que surgem inesperadamente, enfim... eles têm total liberdade para criar e buscar soluções numa rotina de trabalho que os prepara para o mercado”, afirma Liliane.
E a turma de primeiro período vem “roubando a cena” no campus. Nas últimas semanas, atuou na cobertura jornalística de pelo menos cinco eventos importantes na cidade: a visita do senador Cristóvam Buarque – os calouros da UCAM foram os únicos a entrevistar o senador na chegada ao Teatro Municipal; a entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo e dos títulos de Cidadão Friburguense; a Noite da Gratidão, dentro das festividades dos trovadores; o show do grupo Jota Quest; e a campanha educativa do Rotary Club de Nova Friburgo e Autran, “Pedestre Pede Passagem”, quando os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário Hudson de Aguiar Miranda.
Os projetos são orientados pela professora Poliana Matta, profissional multimídia. Ela ajuda no programa Enfoque, na Rádio Livre, que vai ao ar todos os dias no campus Friburgo, nos intervalos das aulas. A rádio, também sob responsabilidade dos alunos, tem informação, música, entretenimento e promoções.

Além dos programas de TV e rádio, o curso de Comunicação estruturou neste semestre a Agência INF de Informação, com um blog – candidomendes-inf.blogspot.com - onde os alunos de todos os períodos produzem diversas matérias sobre tudo o que acontece na cidade e região.

“Queremos que as equipes que estão atuando nos programas de TV e rádio e na produção de matérias para jornal impresso e internet também trabalhem integradas, num padrão multimídia. A pauta produzida por uma equipe pode ser desenvolvida em todos os veículos. Essa interação, essa "troca de figurinhas", como falamos na gíria jornalística, é fundamental para o amadurecimento dos alunos”, ressalta Liliane Souzella.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin