sexta-feira, 12 de junho de 2009

Empreendedorismo em prática


Por Dara Bandeira e Vitor Martins (1 período)



A Universidade Candido Mendes promoveu nos últimos dias 9 e 10 de Junho, no pátio do campus Friburgo, a 9ª Feira do Empreendedor. Organizada pelos alunos do primeiro período do curso de Processos Gerenciais, o evento mudou a rotina de alunos, professores e visitantes, com a oferta de produtos e serviços oferecidos nos estandes de venda montados pelos alunos da disciplina Empreendedorismo. Jogos, alimentação e vestuário foram os principais atrativos, além de show e palestras.

No estande Ki-Crepe, os futuros empreendedores abusaram da criatividade para chamar a atenção do público. Com variedade de sabores, e uma promoção como chamariz, antes mesmo do final do primeiro dia de feira, o grupo já havia atingido sua meta de vendas.

O grupo Estilo Criativo foi outro exemplo de empreendedorismo. Vendendo produtos personalizados, o estande atraiu os visitantes por conta da presença do grafiteiro Alvim, que produzia em poucos minutos camisetas com a caricatura do comprador.

Com muita graça e ousadia, o grupo Filé Miau conquistou os clientes. Os integrantes se vestiram a caráter, prontos para uma festa junina. Rimas engraçadas em um megafone que anunciava promoções chamavam a atenção do público e davam um diferencial ao estande.

Esquentando as noites frias de outono, os grupos Caldo da Serra e Cia do Caldo ofereceram Caldo Verde e Vaca Atolada. Por serem concorrentes, o objetivo de ambos era o mesmo: aproveitar o clima frio da região serrana para aumentar o número de vendas. E eles conseguiram.

A sobremesa ficou por conta do grupo Chocolate. Com camisas personalizadas, o grupo vendeu doces em geral, feitos pelos próprios componentes. Tortas, trufas, bombons, chocolate quente e mousses integravam um cardápio de delícias que também foi sucesso.

E para aqueles que preferiam uma opção mais natural e menos calórica, o grupo Naturalis ofereceu diversas formas saudáveis de comer bem. Sanduíches, sucos naturais e iogurte eram os pratos principais deste estande.

Promovendo um campeonato do jogo Pro Evolution Soccer, o grupo Biruleibe Games se destacou na feira com uma grande produção áudio-visual, com luzes e um DJ animando o evento. A competição premiou com troféus primeiro e segundo colocados.

Ainda no primeiro dia do evento, o professor da Escola Superior de Música Marco Aurélio Silva fez um show para lançar o CD “Trilhas”, com a participação de alunos. E a apresentação de "cases" de sucesso em empreendedorismo no auditório encerraram a feira.

8 comentários:

Eduardo Araujo disse...

nossa Vitor, vc escreve muito bem mesmo :O tem certeza que está apenas no 1º semestre? rs Parabens pelo otimo texto :D

Fernanda disse...

A Universidade Cândido Mendes tem me surpreendido com a capacidade de integrar os alunos desde o primeiro período do curso.Parabéns pelo belo trabalho, jovens.

Pedro Castro disse...

Deu até vontade de comer das delicias da Feira!rsrs
Parabéns pelo trabalho ....

Amanda disse...

Vi as fotos no orkut de alguém.Super badalada a feira, heim.Vão acabar me convencedo a aparecer por aí .
;*

Unknown disse...

Muito Bom! Dara e o Vitor escrevem muito bem. É muito bom ver uma Universidade fazendo um trabalho sério em Friburgo.

Laís Furtado disse...

Êêe! O tão falado blog. ;p
Gentee , tá demais isso aqui.Deixa eu dizer que se minha área não fosse humanas até faria gestão empresarial.Primeiro período massa o de vocês!Parabéns a galera dos estandes e os mocinhos comunicadores que administram o site.
Parabéns , parabéns

Lucas Pinheiro disse...

Vitor Martins e Dara Bandeira escreveram uma reportagem (via BuddyPoke), ou melhor, via Blog INF!!!!

Dara Bandeira disse...

Parabéns aos futuros Empreendedores.

Blog Widget by LinkWithin