terça-feira, 9 de junho de 2009

Cuidados com a casa própria: imóvel também tem garantia

Por: Orlando Castor
7º período


Quem compra um liquidificador, um computador ou qualquer eletrodoméstico sabe que existe um período de garantia caso exista um problema com o produto. Esse período é de, no mínimo, um ano. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que os imóveis também têm garantia.

Advogados e engenheiros lembram que antes de comprar e ter dor de cabeça é bom olhar as paredes, o piso e até mesmo a vizinhança. Um dos problemas mais frequentes diz respeito ao acabamento: piso desnivelado, rachaduras nas paredes e reboco que cai ao menor toque.

De acordo com os dados do Procon da cidade do Rio de Janeiro, só no ano passado foram pelo menos 500 queixas sobre defeitos em imóveis. De janeiro a abril deste ano o órgão recebeu mais de 360 denúncias contra construtoras.

De acordo com a legislação, para imóveis usados, com mais de cinco anos, a garantia é de apenas 90 dias. No caso de construções novas, quando o consumidor compra na planta, o construtor tem cinco anos de garantia da estrutura e três meses para defeitos nos equipamentos instalados na obra. Por exemplo, a torneira, a descarga e a iluminação.

O Procon lembra que em casos graves, de construções novas, é preciso entrar com queixa no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Nesse caso, construtores do imóvel e fábricas dos produtos têm solidariedade na culpa.

Em muitos casos, é possível evitar dores de cabeça. Para isto, basta ficar atento antes de fechar a compra. Fissuras na alvenaria também são muito importantes de serem verificadas, principalmente para consumidores que têm pessoas alérgicas na família, pois é um foco potencial de umidade, de fungos e bactérias. Um exemplo importante: se a espuma do tanque sair pelo ralo, é sinal de que há falha na tubulação.

Para evitar problemas ao comprar imóveis novos, principalmente apartamentos na planta, é bom investigar no Procon e no CREA se aquela empresa tem algum tipo de queixa.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin