sábado, 20 de junho de 2009

Arte a todo vapor

Amine Silvares
7° período - Comunicação Social


Inaugurado em 1961, o Centro de Artes de Nova Friburgo continua sendo o melhor lugar da região para os admiradores da arte. Hoje foram inauguradas duas novas exposições uma do artista plástico Lincoln Nogueira e outra de Jane Abreu e Nelmo Ricardo que poderão ser visitadas das 10h às 21h.
A exposição de Lincoln, Transições do Plano, revela uma ligação pessoal do artista com Nova Friburgo. Sua obra suave e poética é, ao mesmo tempo, dinâmica e funciona como uma evolução da exposição Planos Salientes, um olhar sobre e sob telas apresentada no ano passado. Lincoln é designer e criou mais de 800 capas de discos para artistas como Caetano Velloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal Costa dentre outros.
Jane Abreu e Nelmo Ricardo trazem...daqui se vê o acolá!, com as presenças de Dom João VI e Napoleão Bonaparte personificados para a inauguração. Uma instalação, que tem como tema A grande Casa, tem dez janelas com cenas dos povos que colonizaram e das nações que ajudaram o desenvolvimento da cidade. Sem paredes, para mostrar como a cultura que construiu o município está interligada, a obra também é uma homenagem aos 191 anos completados de Nova Friburgo no mês passado.
Construído para ser a residência do Barão de Nova Friburgo, o prédio foi vendido para a cidade em 1921. Após alguns anos funcionando como prefeitura e Câmara dos Vereadores, em 1961, o prefeito Amâncio Azevedo reformou e transformou o porão da casa, que antes era uma senzala, em Centro de Artes. Rapidamente tournou-se numa referência na cidade.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin