segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alunos da UCAM no mundo da alta costura




Por Wllysses d´Ávila (7 período)

No último sábado dia 20, alunos de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes, campus Nova Friburgo, visitaram a exposição do estilista argeliano Yves Saint Laurent, no Centro Cultural do Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O passeio marcou o encerramento da disciplina Jornalismo de Moda, oferecida pela UCAM neste primeiro semstre de 2009.

A exposição Viagens Extraordinárias mostra coleções de Saint Laurant inspiradas nas viagens que o estilista gostaria de ter feito. Os lugares eleitos pelos desejos do artista foram: China, Japão, Espanha, África, Índia, Rússia e Marrocos, entre os quais, a maioria Laurant nem sequer chegou a conhecer.

A inspiração sem fronteiras de Yves, durante 40 anos dedicados a alta costura, transformou lugares distantes e exóticos em arte, exaltanto a elegância e as peculiaridades das mais diversas culturas através de 50 figurinos mostrados pela 1ª vez no país. A exposição faz parte de uma série de eventos em comemoração ao ano da França no Brasil.

Apelidado pela mídia e crítica especializada como Papa da Moda, Yves Saint Laurent nasceu na cidade de Oran na Argélia, despertou o gosto pela moda aos 17 anos e foi o principal estilista da Christian Dios antes de abrir seu próprio negócio; financiado por Pierre Bergé, companheiro de Yves quase toda vida, e umas das pessoas mais importantes em sua carreira.

A Fundação Pierre Bergé Yves Saint Laurent, curadora da exposição, é ainda, em Paris, responsável por um acervo de 15 mil peças e 5 mil roupas da maison YSL. Apesar do sucesso e reconhecimento mundial, o estilista descrevia a si mesmo como uma pessoa tímida e achava que felicidade é estar perto de quem se ama. “Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.” - Yves St. Laurent.

Os alunos da UCAM fizeram uma visita guiada à exposição acompanhados pela professora responsável pela disciplina, Elza Calazans. O grupo, que encerrou a disciplina com esta atividade, participou também de uma oficina de desenho com réplicas dos croquis do próprio estilista e assistiu a projeção de desfiles, o conhecimento adquirido no cursdo de Jornalismo de Moda poderá ser conferido em breve por todos, com a publicação de uma revista produzida por este mesmo grupo de alunos.

3 comentários:

Amine Silvares disse...

esse passeio foi mara! temos que repetir! beijos

AMOR DE MÃE disse...

Quando vocês quiserem, a gente pode agendar visita a redações de jornais e tvs

Amine Silvares disse...

Seria ótimo! Alguns professores promteram mas não conseguiram.

Blog Widget by LinkWithin