sexta-feira, 22 de maio de 2009

Universidade Candido Mendes prepara 9ª Feira do Empreendedor

Orlando Castor, Mauricio Oliveira, Wllysses D’Avila
(7º período)


Uma oportunidade de conhecer estratégias e táticas do mercado, realizar trabalho em grupo com noção de sociedade, lidar com finanças e gerenciamento, além de ter a chance de colocar em prática tudo o que se aprende nas salas de aula. Esse é o objetivo da Feira do Empreendedor, que este ano chega à nona edição envolvendo alunos e professores dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais da Universidade Candido Mendes.
Nos dias 9 e 10 de junho, das 18h20 às 22h, o pátio da Universidade vai se tornar palco de uma experiência de sucesso que envolve mais de 50 alunos. Barracas de empresas fictícias venderão de tudo, desde churrasquinho até lingerie. Junto à exposição, a IX Feira do Empreendedor vai trazer palestrantes que debaterão a questão do empreendedorismo em um mercado cada vez mais competitivo.
“Com isso, esperamos estimular uma veia de empreendedorismo nos alunos e também a prática daquilo que eles aprenderam como teoria. Vendendo e produzindo de verdade os alunos escrevem relatórios e análises, veem fluxo de caixa e fazem estudos de caso”, ressalta o professor Marcelo Ferreira, responsável pelo evento.
Na Feira de Empreendedorismo, os próprios alunos definem quais empresas serão criadas, os ramos de atividades das barracas e os palestrantes que darão dicas preciosas de como montar o próprio negócio.
“É um evento estimulador de criação e inovação de produtos em vez de vender produtos já consagrados de marcas famosas. Por exemplo, em um ano houve dançarinas do ventre como chamariz do negócio que vendia produtos da cultura árabe”, explica o professor Marcelo que ainda destaca a importância do evento porque da Feira de Empreendedorismo da Ucam se formaram empresas de verdade que atuam no mercado atualmente.
Após a realização da Feira será feito um estudo sobre o balancete e os resultados das empresas. É a hora que os alunos aprendem a aplicar a teoria depois de tanta prática. Depois de oito edições já é possível traçar táticas prévias: geralmente os produtos em consignação não têm muito sucesso.


Conheça um pouco sobre o responsável pela Feira

Marcello da Silva Ferreira é administrador de empresa formado pela Cândido Mendes em 1991, com pós-graduação em gestão empresarial pela UCAM, e mestrado em inovação tecnológica e organização industrial pela UFRJ. Além de professor trabalha também desenvolvendo consultorias para empresas, com projeto de extensão tecnológica, e na coordenação de administração do campus da UERJ de Nova Friburgo.

Marcelo sempre morou em Nova Friburgo, por conta de alguns treinamentos e cursos voltou-se para área de comportamento humano – pela qual tem um grande interesse. Após fazer o curso EMPRETEC que é oferecido pelo SEBRAE, identificou-se bastante com a área de empreendedorismo, quando assumiu a disciplina de prática profissional na UCAM, por volta do ano de 2000, começou a trabalhar questões relacionadas ao tema com os alunos.

Marcello explicou que o empreendedorismo vem sendo apontado no mundo como uma forma de solucionar, ou pelos menos minimizar, o problema do desemprego. Para ele o fundamental é desenvolver nas pessoas comportamentos que vão influenciar no mercado de trabalho. O mais importante é que qualquer pessoa pode empreender. Segundo ele, existem ferramentas comportamentais que são alternativas para buscar projetos e sonhos de uma vida. Várias fontes de financiamentos hoje, disse, não são utilizadas por falta de projetos. Um empreendedor tem condições de criar uma proposta diferenciada, buscar informações e o conhecimento de que necessita.

O administrador se considera com sorte, pois, estudou o que gosta em uma época em que as opções de cursos superior em Nova Friburgo eram limitadas. Além do trabalho ela aprecia música, que houve no carro, filmes desde que não sejam de terror, e leituras voltadas à administração e psicologia.

“Algumas empresas de Nova Friburgo, principalmente as familiares buscam o aprimoramento através da qualificação. Porém nos estudo que já realizei, em meu mestrado inclusive, mostram que grande parte das empresas da cidade ainda tem grandes deficiências relacionadas à administração, com perspectivas ultrapassadas de vindas de uma era industrial; sem conhecer a importância do administrador, sem se aprimorarem e sem a implementação de processos que auxiliam nas tomadas de decisão. O setor de varejo e o setor de atendimento, com poucas exceções, não desempenham esse papel de maneira profissional na cidade” afirmou o professor.

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