segunda-feira, 11 de maio de 2009

Turismo, Mídia e Negócios em debate

O curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes – campus Friburgo – realiza, no dia 19 de maio, mais um encontro do Ciclo de Palestras Tudo Exige Comunicação, que vem discutindo o mercado de trabalho para jornalistas e publicitários desde o início do semestre letivo. Desta vez, o assunto a ser debatido será "Turismo: mídia como estratégia de negócios", no auditório do campus, a partir das 18 horas. Meia hora antes, às 17h30m, os alunos de Comunicação farão uma entrevista coletiva com os palestrantes.

Já confirmaram presença o presidente do Trem do Corcovado, empresário Sávio Neves; o representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) da região e vice-presidente do Circuito Turístico Terê-Fri, Nauro Grehs; e a assessora de comunicação da RIOTUR, Ana Cristina Fiedler. O evento tem entrada franca; alunos da Candido Mendes devem fazer inscrição na secretaria para atribuição de horas PAC.

O ciclo de palestras Tudo Exige Comunicação vem debatendo a questão do mercado de trabalho para jornalistas e publicitários na Região Serrana, com o intuito é mostrar aos alunos de Comunicação e aos empresários locais a importância dos investimentos em comunicação - tanto em assessoria de imprensa quanto em publicidade e propaganda - para movimentar o setor turístico e gerar renda e emprego. O primeiro tema foi assessoria de governos; em junho, o debate focará Moda. Tais escolhas refletem as características do mercado de Nova Friburgo e região.

Os Palestrantes
Mineiro de São João Del Rei, o empresário Sávio Neves é presidente do Trem do Corcovado. Formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial, preside a Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e o Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio. Sávio Neves participa, como conselheiro, de várias entidades ligadas a transporte e ao turismo, entre elas a Câmara Interamericana de Transportes, os Conselhos Nacional e Estadual de Turismo, a Câmara Brasileira de Turismo, o Conselho de Turismo da Fecomércio, o Movimento de Preservação Ferroviária, o Forum de Turismo da Firjan, o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, a Adetur - Agência de Desenvolvimento de Turismo do Sudeste, a Associação Brasileira de Eventos e Congressos, a Associação Brasileira de Agentes de Viagem e a Associação Brasileira de Operadores Turísticos.

Nauro Grehs é vice-presidente do Circuito Turístico Terê-Fri, presidente do Convention e Visitors Bureau Teresópolis, do Conselho Serra Verde Imperial e gerente geral do Hotel Fazenda São Moritz. Representa a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. É consultor em Hotelaria, prestando srviços para o SENAC e alguns hotéis, professor universitário. Graduado em Engenharia Mecânica com MBA em Hotelaria, Turismo e Entretenimento pela Fundação Getúlio Vargas, foi colaborador do Rio Palace Hotel (hoje Sofitel) e Copacabana Palace. Diretor da Escola Básica de Hotelaria da Comunidade Emanuel.

A jornalista Ana Cristina Fiedler tem vasta experiência na área de turismo. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Atualmente, é assessora-chefe de Comunicação Social da Riotur – Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro. Foi assessora da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer – TurisRio e Suderj – de 2004 a 2008. Foi sócia-diretora da Capta Comunicação e Promoções, de dezembro de 2001 a fevereiro de 2004, período em que teve como clientes a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, a Federação Nacional de Hotéis, Bares e Similares e outras empresas ligadas ao turismo.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin