sexta-feira, 29 de maio de 2009

Trabalhador tem menos de 60 dias para retirar o salário mínimo correspondente ao PIS/PASEP

Mauricio Oliveira
(7° período)

Muitos trabalhadores brasileiros não sabem, mas tem um salário mínimo esperando por eles, no valor de R$ 465. Não se trata de um presente, mas sim do abono salarial do PIS/PASEP. O beneficio estará disponível até o dia 30 de junho e este ano o governo liberou o maior valor de sua história, cerca de 12 milhões de abonos, o que corresponde a 262 milhões de reais.

Mas antes de se dirigir às agências é preciso verificar se tem direito ao benefício. O trabalhador deve estar vinculado há mais de cinco anos ao PIS ou PASEP. Além de ter recebido no ano de 2008 uma remuneração média igual ou superior a dois salários mínimos mensais e também tenha trabalhado pelo menos trinta dias com carteira assinada. Também é importante saber se o trabalhador já não recebeu o dinheiro antecipadamente, por meio de crédito em conta. Basta verificar os extratos bancários de julho e novembro. O abono também vem indicado nos contracheques de salário dos meses de julho, agosto e setembro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 70 mil trabalhadores que estão aptos a receber o dinheiro no Estado do Rio de Janeiro ainda não sacaram o PIS. O benefício, por se tratar de um complemento de renda, deve ser retirado até o final de junho e quem não fizer isso perderá o auxílio. Por sua vez o PASEP é pago aos funcionários públicos do Banco do Brasil.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin