segunda-feira, 11 de maio de 2009

Senador Cristovam Buarque na Candido Mendes


O trabalho social desenvolvido pela Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, com a oferta de oficinas na Casa da Música, e que hoje atende a mais de 250 pessoas da comunidade, entre crianças, adultos e idosos, emocionou o senador Cristóvam Buarque na noite da última sexta-feira, quando ele encerrou seus compromissos no município serrano com uma visita ao campus da centenária instituição. Responsável direto pela aprovação da lei federal que torna obrigatória a disciplina de música nas turmas do Ensino Fundamental, o senador ficou encantado ao ver crianças aprendendo a tocar flauta, violino e outros instrumentos.

A Universidade Candido Mendes abriu e encerrou a agenda de compromissos do senador Cristovam Buarque em Nova Friburgo, no último dia 8. Ele chegou ao município por volta das 13h, acompanhado do vereador professor Pierre, e foi recebido pelo pró-reitor de Coordenação e Expansão da UCAM, professor Alexandre Gazé, para um almoço numa churrascaria em Mury, com amigos, professores e admiradores. O presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado esteve no município, para participar de encontro sobre o Dia Municipal do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação, instituído pela Lei Municipal 3.742/09, de autoria do vereador Pierre.


Cerca de 80 pessoas prestigiaram o senador no almoço. Ao lado de diretores e professores da Candido Mendes, o pró-reitor Alexandre Gazé foi o anfitrião de Cristóvam Buarque, destacando sua atuação em todo o País em defesa da Educação, em especial seu empenho em garantir o retorno das aulas de música às salas de aula de Ensino Fundamental. O professor Alexandre Gazé explicou que o senador é um dos dirigentes da Sociedade Brasileira de Instrução, mantenedora da Universidade Candido Mendes, e que aquele encontro reunia colegas e admiradores da trajetória impecável de Cristóvam Buarque como maior defensor da escola de qualidade para todos e idealizador do movimento Educacionista.


"Estamos aqui para homenagear o senador Cristóvam Buarque, nosso colega na Universidade Candido Mendes, sempre presente em palestras e eventos que têm a função de levar aos nossos alunos um maior conhecimento e a transmissão de saberes e experiências que em muito irão enriquecer suas vidas profissionais e pessoais. E o senador é um exemplo a ser seguido por todos, pois está sempre em movimento, ocupado em lutar por uma educação de qualidade nos quatro cantos do País, e isso só pode nos orgulhar", afirmou o pró-reitor.



SENADOR SE EMOCIONA COM VISITA À CASA DA MÚSICA

Antes de deixar Nova Friburgo, com destino ao Rio, onde iria pegar um avião para mais um compromisso, o senador Cristóvam Buarque fez questão de fazer uma visita ao campus da Universidade Candido Mendes, no Vilage. Ele percorreu os dois prédios da instituição, conheceu os laboratórios, estúdios de rádio e TV e foi recebido por centenas de alunos dos cursos de Direito, Música, Comunicação Social, Pedagogia, Administração, Contábeis, Gestão de Negócios.


Mas foi na Escola Superior de Música que o senador mais se emocionou. Ao lado do pró-reitor Alexandre Gazé, do diretor da unidade, professor Roosevelt Concy, do coordenador acadêmico, professor Francisco Assis Barbosa, e do vereador professor Pierre, ele foi apresentado ao diretor da Escola, maestro Francisco Fernandes Filho, e conheceu um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola nos últimos anos, com a concretização de dois antigos sonhos do professor Gazé: a Orquestra Candido Mendes e as oficinas de música para moradores de comunidades carentes da cidade.

O senador ficou impressionado ao ver crianças, ainda bem pequenas, tocando violino e flauta com menos de um mês de aulas. Hoje, a Casa da Música da Universidade Candido Mendes oferece oficinas de flauta doce, bandinhas rítmicas, cordas, percussão, teclado, piano popular e clássico e coral - adulto e infanto-juvenil - a mais de 250 pessoas, de faixa etária que vai dos 3 aos 80 anos. O projeto de oficinas vem sendo desenvolvido há quase um ano e é um sucesso. Cristóvam Buarque destacou que a iniciativa é um exemplo perfeito daquilo que ele chama de "indústria do conhecimento", em que a escola exerce um papel fundamental no desenvolvimento integrado das crianças. O vereador professor Pierre também ficou entusiasmado com o projeto, destacando sua característica de promover a inclusão social das crianças, muitas até então sem muitas perspectivas profissionais e culturais.

Ao lado de um dos alunos, que fez questão de acompanhar o senador em sua visita à instituição, o senador Cristóvam Buarque ainda encontrou tempo para proferir algumas palavras aos alunos que o aguardavam no pátio principal da Candido Mendes. Lá, ele foi homenageado com uma placa, entregue pelo diretor Roosevelt Concy, que também agradeceu sua presença no campus, ressaltando que sua visita era um incentivo a mais para todos os alunos. O pró-reitor Alexandre Gazé encerrou a visita destacando que não faltarão oportunidades para que o senador volte a Friburgo. Cristóvam Buarque retrucou garantindo que, em breve, pretende retornar o campus para uma longa conversa com os alunos sobre o projeto Educacionista.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin