sábado, 30 de maio de 2009

Secretaria de Agricultura promove Semana dos Alimentos Orgânicos

Gutemberg Soares
(7º período)



A Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo reuniu produtores rurais de todas as regiões do município para encontros na Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, que se encerra neste domingo, 31. Em conjunto com profissionais da área agrícola da Embrapa, Pesagro e Emater, os técnicos da Secretaria orientaram os produtores a investirem na cultura orgânica de maneira organizada e rentável.

Os alimentos orgânicos são produzidos tendo por base princípios agroecológicos, que preservam o meio ambiente e objetivam a segurança de quem produz e consome o alimento. As propriedades orgânicas buscam diversificar e integrar a produção de diversas espécies vegetais a fim de criar ecossistemas mais equilibrados e que ajudem a manter a biodiversidade.

Estudos realizados pelo Ministério da Agricultura indicam que o alimento orgânico tem maior diversidade de vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para o desenvolvimento humano.

O uso sustentável do solo, com o cultivo de produtos a partir de adubação orgânica, tem por princípio básico a vida saudável de produtores e consumidores, além da preservação do meio ambiente.

Segundo Marcelo Silva, agrônomo da Secretaria de Agricultura, o objetivo da Semana Nacional é o de estruturar e dar condições à produção orgânica no município.

A feira orgânica do Cônego, que já conta com clientela fixa, está nos planos da Secretaria para o desenvolvimento de ações que visem à melhoria do espaço e da logística do comércio de alimentos saudáveis.

“A idéia é ampliar a feira e organizá-la de maneira que ela se transforme em garota-propaganda da campanha de conscientização. Precisamos fazer a população entender que a alimentação saudável faz bem ao corpo, à mente e à natureza”, avaliou Marcelo.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin