quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mamografia de graça para mulheres acima dos 40



Por Orlando Castor (7º Período)

O câncer de mama é uma das doenças que mais causam mortes de mulheres em todo país. De 2008 até o fim deste ano, cerca de 50 mil mulheres deverão desenvolver a doença, de acordo com estatísticas alarmantes do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Medidas simples como o autoexame e a mamografia podem reduzir as chances de morte, mas a falta de informação ainda impera entre a população, principalmente de baixa renda.
Para tentar diminuir este número, já está em vigor uma lei que determina que a mamografia – exame que detecta o câncer de mama – deve ser de graça para mulheres com mais de 40 anos, em toda a rede do Sistema Único de Saúde. Esse dispositivo legal é motivo de comemoração das mulheres e dos médicos. O custo deste exame fica, em média, em R$ 150 – o que dificulta muito as mulheres que querem começar a rotina de prevenção, mas sem condições financeiras.
“É um exame essencial para todas as mulheres a partir de uma idade mais avançada. Estou feliz com a lei e espero que ela funcione. Tive câncer no seio, descoberto a tempo para ficar curada – tudo graças à mamografia. Na época desembolsei mais de 120 reais para fazer o exame, e não foi uma única vez”, relata a dona-de-casa Aparecida Camargo, 47 anos.
Outra questão é que essa nova lei tem um caráter educativo. A ideia é conscientizar as famílias sobre a importância de se fazer a mamografia a partir dos 40 anos, lembrando que a partir da primeira menstruação as meninas devem fazer o autoexame durante o banho e em frente ao espelho.A reportagem da AGÊNCIA INF conversou com o ginecologista Ricardo Heinz sobre essa nova lei que promete ser um divisor de águas na saúde pública brasileira.

Porque a mamografia é tão importante?
Esse exame é fundamenta. Classicamente, a medicina só recomendava a mamografia na rede pública acima dos 50 anos. Há uns 15 anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Sociedade de Oncologia vêm lutando para ampliar essa cobertura para as pacientes acima de 40 anos. Cerca de 30% dos casos ocorrem nessa população mais jovem. Então, é fundamental ampliar essa cobertura. No ano passado, foi publicado no Diário Oficial essa lei, que já está valendo, universalizando essa cobertura também para as mulheres acima dos 40 anos. É importante ressaltar que as pacientes devem fazer o exame, mesmo que não tenham o histórico familiar de câncer.

A rede pública de saúde e os hospitais particulares conveniados ao SUS têm estrutura para atender a essas mulheres?
O Ministério da Saúde vem trabalhando há alguns anos na certificação e na qualificação dos serviços públicos, porque não basta a mulher fazer o exame de mamografia. É preciso que o exame seja de boa qualidade e que exista um ginecologista atendendo no posto de saúde para ver o resultado do exame. É importante que a população entenda que deve procurar inicialmente os postos de saúde para se informar sobre o local que devem agendar o exame com o encaminhamento. A rede particular de plano de saúde está plenamente capacitada para absorver essa demanda e já vem fazendo isso com frequência, mas é fato que precisa melhorar a qualidade e o governo vem trabalhando nesse sentido.

Esse exame é importante a partir de que idade?
Independente da idade todas as mulheres devem fazer o autoexame em casa. Como ele é feito?A novidade é que a lei amplia a cobertura para mulheres acima dos 40 anos, o que acontece em vários países do mundo, mas não era feito no Brasil até então. Com relação ao autoexame, a gente sempre recomenda que uma semana após a menstruação a paciente deve examinar com o toque, e pode ser durante o banho, a região das axilas e as duas mamas, de maneira a identificar algum nódulo, alguma alteração na pele ou alguma coisa diferente no mamilo. Caso isso aconteça, ela deve procurar um ginecologista ou um mastologista, que é o médico habilitado a dar orientação e tomar as providências necessárias. Isso deve ser feito mesmo antes dos 40 anos.

A mamografia apresenta sucesso para detectar câncer?
Sim. Quando precocemente, a pessoa tem chances de cura muito fortes. Por isso o importante é democratizar o acesso a esse procedimento, uma vez que grande parte da população não tem dinheiro para pagar pela mamografia. Quando o câncer é descoberto cedo é possível fazer todo o tratamento sem agressão, como cirurgias mais complexas.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin