quarta-feira, 6 de maio de 2009

MAIO CRIATIVO NA COMUNICAÇÃO

Uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos da disciplina Criação Publicitária, do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, abriu a série de atividades que a coordenação do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes de Friburgo preparou para este mês. "MAIO CRIATIVO NA COMUNICAÇÃO" promete agitar o campus nas próximas semanas, com inscrições para concurso de publicidade, oficinas de assessoria para eventos organizados pela universidade e em parceria com outras instituições, palestra sobre turismo e gestão, cursos de extensão. Também este mês está prevista a estréia do programa de TV "Acesso Jovem", produzido pelos alunos do primeiro período dos cursos de Jornalismo e Publicidade.


O humor é o carro-chefe dos trabalhos produzidos pela turma de Criação Publicitária, que tem o comando do renomado professor e artista plástico Mário Moreira. Cerca de 20 peças, em formato de cartaz A3, fazem parte da exposição na entrada do campus, na Rua Professor Freeze 38, Vilage. Os alunos trabalharam a partir de frases já consagradas, associando-as a empresas existentes no mercado. Um exemplo é a peça "Nem tudo que reluz é ouro", numa divulgação fictícia de uma empresa que produz e comercializa cosméticos. A descontração, a criatividade e o bom humor estão presentes em todos os trabalhos. A exposição pode ser visitada diariamente, de segunda a sexta-feira, das 17 às 22h.


Todos os alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade - da Universidade Candido Mendes de Friburgo também estão sendo convocados para participar de um concurso de campanha publicitária para prevenção de acidentes de trânsito, tendo como público-alvo os jovens entre 17 e 25 anos. A iniciativa já ganhou o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), que irá expor os melhores trabalhos durante os eventos da Semana Nacional de Trânsito, em setembro. O tema surgiu a partir do alto índice de mortes de jovens, vítimas de acidentes de trânsito causados, a maioria, por imprudência. Os alunos terão que formar equipes com quatro integrantes e preparar peças para jornal impresso, rádio, TV e mídia alternativa.

Outro destaque do MAIO CRIATIVO NA COMUNICAÇÃO é a palestra "Turismo - Mídia como Estratégia de Negócios", que será realizada no dia 19, às 19 horas, dentro do ciclo de palestras "Tudo Exige Comunicação", que aborda ao mercado de trabalho para profissionais na Região Serrana do estado. O evento terá convidados altamente qualificados e representativos no setor - o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e membro conselheiro de diversas entidades ligadas ao turismo em todo o País; Ana Cristina Fiedler, assessora-chefe de Comunicação da RIOTUR, com larga experiência em assessoria no setor turístico, inclusive TurisRio e redes de hotéis; Nauro Grehs, vice-presidente do circuito TerêFri e representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A primeira palestra do ciclo, realizada em abril, discutiu assessoria em órgãos governamentais e no Legislativo.

Os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade também poderão participar de oficinas de assessoria e produção, já com tarefas definidas. Eles irão atuar na produção e divulgação de eventos. A convite da coordenação dos cursos de Gestão, os alunos também prestarão consultoria aos expositores da Feira do Empreendedor, evento já tradicional no calendário oficial do campus, a ser realizado em junho, e que tem à frente a disciplina Empreendedorismo do curso de graduação tecnológica de Gestão de Negócios. A feira é montada a partir de trabalhos de criação de empresas, desenvolvidos pelos alunos da disciplina, sob o comando do professor Marcelo Ferreira. Estas empresas fictícias receberão consultoria dos alunos de Comunicação.


A professora Poliana Matta, da disciplina eletiva Introdução ao Rádio/TV, está produzindo com os alunos - a maioria do primeiro período - um novo programa de TV. "Acesso Jovem" tem previsão de estréia, na TVC, ainda este mês, com três blocos de entrevistas, reportagens e debates. O mesmo grupo já está veiculando diariamente na rádio interna do campus o programa "Rádio Livre", nos intervalos das aulas, com informação, entretenimento, música e promoções. Os nomes foram escolhidos pela turma, assim como as pautas e entrevistados são amplamente discutidos a cada reunião.


Também neste mês de maio, continuam abertas as inscrições para cinco cursos de extensão - Assessoria de Imprensa, Como se Apresentar em Público, Fotografia Digital, Jornalismo Investigativo e Repórter Cinematográfico, com profissionais consagrados na área. Os interessados devem procurar o setor de pós-graduação da Universidade Candido Mendes, para fazer a reserva de vaga.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin