segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gama realiza homenagem a Dom João VI


Por Ruana Heckert (7º período)

Como parte das comemorações do aniversário de 191 anos de Nova Friburgo, o Gama - Grupo de Arte, Movimento e Ação - promoveu na manhã do último sábado, dia 16 de maio, uma homenagem a Dom João VI. O evento aconteceu no Parque Santa Eliza, junto ao Monumento a Dom João VI, e reuniu cidadãos e artistas friburguenses. Dom João VI foi o autor do decreto que determinou a fundação do município, autorizando a ocupação da Fazenda do Morro Queimado por uma colônia de 100 famílias suíças e fazendo de Nova Friburgo uma cidade real.


A manifestação artística começou com a participação do palhaço Dalmo Latini, da Família Clou, e com a entoação do Hino de Nova Friburgo, interpretado por June Mastrângelo. O fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, declarou que esta referência pública ao fundador de Nova Friburgo era um momento histórico para a cidade.


A manhã contou ainda com a apresentação de textos de Florbela Spanca, José Régio e Fernando Pessoa; com as participações de Sílvio, o poeta; coral do Grêmio Português; José Alexandre Almeida, presidente da ACIANF; Felga de Moraes; Teleco Ventura, cantando músicas de Carlito Marchon; Giovanni Cariello, presidente do Grêmio Português e dos músicos Ivan Diolindo e Adriana Novaes.

O encontro teve como objetivo incentivar a preservação da memória para a construção de uma identidade e ressaltar a importância da participação da população nas manifestações culturais para o desenvolvimento de Nova Friburgo.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin