quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fonte do Suspiro ganha nova vida

Foto: Daniel Marcus (Secom)

Por Joyce Santiago (6º período)

A Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com a União Brasileira dos Trovadores e empresários, recuperou a Fonte do Suspiro, um dos mais importantes patrimônios culturais dos friburguenses, para recepcionar trovadores da cidade e de vários estados brasileiros na 50° edição consecutiva dos Jogos Florais, a ser realizada de 14 a 17 próximos.


A Fonte do Suspiro, cuja construção, acredita-se, remonta à época de fundação do município, passou por uma completa revitalização. O secretário de Cultura, Roosevelt Concy, informa que a reinauguração da fonte e do ‘Caminho da Trova’, pequena praça que integra o conjunto, será no próximo sábado, 16 de maio – dia do aniversário da cidade – a partir das 10 horas.


De acordo com o paisagista e historiador Luiz Fernando Dutra Folly, assessor técnico da Secretaria de Cultura, encarregado da restauração da fonte, os temas dos I Jogos Florais, realizados há 50 anos, tiveram por inspiração as palavras - Amor, Saudade e Ciúme - gravadas no corpo da Fonte do Suspiro, sob cada uma das três bicas d’água.

Caminho da Trova

Junto à Fonte do Suspiro, na pequena praça na parte superior, entre a capela de Santo Antonio e a sede do Tiro de Guerra, foi construído também o chamado ‘Caminho da Trova’, espaço reservado em homenagem à história dos Jogos Florais de Nova Friburgo. O conceito da construção é todo baseado na idéia medieval do movimento trovadoresco, datado da época da Idade Média.

A arquitetura do Caminho segue o período neocolonial da capela de Santo Antônio, formando uma sintonia entre os formatos arquitetônicos da praça do Suspiro. O cercado em torno do ‘Caminho da Trova’ tem a intenção de preservação do espaço, onde será instalado um anfiteatro para exposições e eventos, além de um grande pórtico na entrada.

Todas as esculturas e objetos que fazem alusão aos Jogos Florais, como um obelisco, placas e o busto do poeta Luis Otávio – nome literário do poeta e trovador carioca Gilson de Castro, considerado o Príncipe dos Trovadores e um dos criadores, ao lado de J. G. de Araújo Jorge, dos Jogos Florais - foram transferidos para o espaço, que passa a ser exclusivo das trovas, a fim de manter intacta a história do movimento pioneiro no país.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin