sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eco Amigos passeiam pela antiga linha férrea e abraçam jequitibá milenar

Joyce Santiago
(6° período)






O grupo de caminhadas ‘Eco Amigos’, com apoio da Secretaria de Turismo, realizou passeio em meio à natureza. No domingo, 24 de maio, 58 pessoas se dirigiram a Teodoro de Oliveira para iniciar a caminhada sobre ao longo da antiga linha férrea, onde a Mata Atlântica ainda preservada toma o lugar, restando apenas trilhas.


A caminhada começou pela antiga estrada que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu. No percurso, as pessoas puderam ver fontes de água e passaram por duas pontes de ferro construídas pelo Barão de Nova Friburgo entre os anos de 1875 e 1878. Também encontraram ruínas da linha férrea e a área onde eram feitas as manobras dos trens e, ainda, onde ficava a oficina da ferrovia, além de terem contato direto com a natureza. Segundo Luiz Carlos da Costa Santos, presidente do grupo ‘Eco Amigos’, pode-se ouvir, inclusive, o canto da araponga, uma espécie de pássaro que só sobrevive em região de Mata Atlântica preservada.


Os participantes visitaram o local onde será a sede oficial do Parque Estadual dos Três Picos e conheceram o jequitibá que possui cerca de mil anos de existência. Para se ter uma idéia do diâmetro da árvore, foram necessárias 25 pessoas para abraçar o seu tronco.


Assunta Cicerelli, que participou da caminhada pela segunda vez, adorou o passeio.


“Fiquei encantada com a natureza. Estava cercada de vegetação. Uma maravilha. Vou continuar participando porque a gente conhece lugares lindos que nem imaginamos que existam”, afirmou a imigrante italiana de 66 anos que, por ter sido criada na roça, adora o contato com a natureza.


A programação de caminhadas dos próximos meses vai contemplar diversos pontos turísticos e locais com vista ampla de Nova Friburgo. Os níveis de dificuldade são calculados a partir das distâncias percorridas. As categorias 1 e 2 – 4km; 3 e 4 – 10km; 5 e 6 – 15km; 7, 8, 9 e 10 – 20km.


Neste mês de junho, as caminhadas acontecerão nos dias:
07/06 (São Pedro da Serra/Boa Esperança e Lumiar – Categoria 6);
21/06 (Janela das Andorinhas – Categoria 5);
28/06 (Rio Bonito/Toca da Onça – Categoria 8).


Mais informações e cronograma completo, além de inscrições para participação nas caminhadas, podem ser encontrados no site www.ecoamigos.org ou no telefone (22) 2522-1100.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin