segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comunicação empresarial e negócios em Turismo
Debate no campus Friburgo reúne especialistas no setor


Foto Raul Moreira
Três palestrantes altamente qualificados e experientes em áreas diferentes no turismo garantiram um dos melhores debates sobre o setor realizados recentemente no meio acadêmico, na Região Serrana de Nova Friburgo. O empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e da Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos; Nauro Grehs, vice-presidente do Circuito Turístico Terê-Fri e especialista em hotelaria; e Ana Cristina Fiedler, assessora-chefe da RIOTUR, com passagens pela assessoria da TurisRio e Suderj deram uma verdadeira aula de comunicação empresarial e empreendedorismo a alunos da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, na última semana.

O evento, organizado pelo Curso de Comunicação Social dentro do Ciclo de Palestras “Tudo Exige Comunicação”, sobre mercado de trabalho, acabou atraindo universitários dos cursos de Administração e Processos Gerenciais, já que a discussão girou em torno da Mídia como estratégia de negócios no Turismo da região. O auditório da universidade ficou pequeno para receber mais de 100 alunos e convidados interessados no desenvolvimento do turismo na cidade; dezenas tiveram que assistir à palestra num telão instalado numa sala ao lado.
Os palestrantes falaram sobre suas áreas de atuação e ressaltaram a importância da comunicação para incentivar o turismo, hoje a segunda maior fonte de renda e geração de emprego em todo o mundo. Os palestrantes chegaram à universidade por volta das 17h30min e concederam entrevista aos alunos de Jornalismo, sob a orientação da coordenadora do curso, professora Liliane Souzella. Em seguida, foram recebidos pelo diretor do campus Friburgo, Roosevelt Concy, e pelo coordenador acadêmica Francisco Assis Barbosa. Também prestigiaram o evento as professoras Elza Calazans, Luciana Ferraz, Dalva Ventura, Debora Breder e Poliana Matta.

O primeiro palestrante da noite foi o empresário Sávio Neves, um dos maiores incentivadores no País do turismo ferroviário. Ele atua, como conselheiro, de várias entidades ligadas ao turismo e ao transporte ferroviário, e comanda um dos maiores pontos turísticos do mundo – o Trem do Corcovado. Ele apresentou um panorama geral do setor no País, que hoje conta com 21 circuitos ferroviários voltados para o turismo, explicando que a privatização da Rede Ferroviária Federal representou um grande prejuízo para a malha ferroviária. Entusiasta do assunto, Sávio Neves qualificou o trem de passageiros como um trem de alma e disse que o investimento no setor tem duas funções importantes: o resgate da cultura e um meio de transporte eficiente.

A segunda palestrante, a jornalista Ana Cristina Fiedler, assessora-chefe da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro – RIOTUR – iniciou sua apresentação chamando o público de “coleguinhas” – expressão utilizada pelos jornalistas para se referirem a colegas de profissão – e foi logo alertando que, hoje, o profissional de comunicação precisa ser multitarefa, multifuncional, atuando em todas as áreas para atender plenamente às necessidades de seus assessorados. Ela falou sobre o trabalho que realiza na RIOTUR e ressaltou que a internet é uma das melhores ferramentas de comunicação para o setor de turismo, mencionando sites institucionais, de relacionamento e outras tecnologias a serem exploradas.

Vice-presidente do Circuito Turístico Terê-Fri e presidente do Convention Visitors Bureau de Teresópolis, Nauro Grehs representou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na palestra, direcionando sua apresentação ao setor de hotelaria. Professor universitário, ele demonstrou profundo conhecimento em comunicação empresarial, alertando que tanto os empresários de hotelaria quanto os profissionais de mídia precisam aprender a atuar de forma mais integrada, mais dinâmica. Segundo ele, os empresários realmente ainda não têm uma visão real da importância da comunicação no setor. Mas Nauro Grehs explicou que parte deste problema é responsabilidade dos jornalistas e publicitários, ainda inexperientes quando precisam “vender” o produto comunicação.

O ciclo de palestras “Tudo Exige Comunicação” conta com a participação direta dos alunos de Jornalismo e Publicidade, já a partir do primeiro período, encarregados de todas as etapas do processo. Na palestra sobre turismo e mídia, atuaram os alunos Guilherme Peixoto (mediador), Sara Esteves (apresentadora), Matheus Almeida (reportagem de TV), João Pedro Bessa (cinegrafista), Dara Bandeira (fotografia), Kiscilla Maria Rola e Lívia Coelho (produção e apoio).

Blog Widget by LinkWithin