quarta-feira, 6 de maio de 2009

Abusos sexuais contra crianças ocorrem em casa

Por Orlando Castor (7º Período)


O caso recente de uma menina de nove anos que engravidou de gêmeos do padrasto em Pernambuco e levantou a questão do aborto frente à questão religiosa revela a triste estatística brasileira de que é cada vez maior o número de crianças e jovens violentados sexualmente. Uma pesquisa divulgada mostra que situações como esta são muito mais comuns do que se imagina.
Este ano, o Disque-Denúncia 100 registrou mais de cinco mil queixas em todo o Brasil: 31% de violência sexual, 35% de negligência na criação e 34% relacionados à violência física e psicológica. Geralmente, quem faz a ligação é um vizinho ou conhecido da família e os números mostram que as pessoas que praticam os crimes conhecem o menor; são pais, mães, irmãos, primos, tios e padrastos.
“São pessoas que deveriam proteger, mas na verdade negligenciam o tratamento digno, violentam sexualmente, violentam psicologicamente. A pesquisa mostra que, em grande parte dos casos, homens abusam e meninas que sofrem”, explica a psicóloga Beatriz Castro, da Vara da Infância e Juventude de Niterói.
De acordo com a Polícia Civil, 80% dos casos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. Na maioria das vezes as vítimas sofrem em silêncio. Ameaçadas, preferem guardar em segredo as agressões. O desafio é identificar nestas pequenas vítimas possíveis sinais que indiquem situações de violência.
“Desde choro fácil, alteração nos estudos, silêncio repentino, falta de vontade de comer, retração. O adulto deve prestar atenção na criança e ouvi-la para mostrar à criança que ela tem quem confiar e falar sobre o que está acontecendo, mas tudo muito delicadamente para não traumatizar ainda mais”, explica a psicóloga.
A Fundação da Infância e Adolescência lembra que é dever de todos zelar pelos menores de idade e sempre que surgir uma suspeita de qualquer tipo de violência, ligar para o número 100. A denúncia vai ser encaminhada e investigada pela Polícia Civil.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin